quarta-feira, novembro 04, 2015

Governo decide adiar até dia 30 prazo do eSocial após problemas no site

Thiago Marques Gimenes, de São Paulo, enviou imagem da tela mostrando erro na hora de gerar a guia de pagamento (Foto: Thiago Marques Gimenes/Vc no G1)O governo federal decidiu adiar o prazo de cadastro e pagamento do eSocial, o Simples Doméstico, que unifica o recolhimento dos tributos devidos aos empregados domésticos, como FGTS e INSS, e
que terminaria nesta sexta-feira (6). O anúncio oficial deve ser feito em breve. Uma portaria será publicada nesta quinta-feira pelo governo prorrogando o prazo de pagamento até o dia 30 deste mês.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que o prazo de cadastro e pagamento do Simples Doméstico foi prorrogado em 30 dias e que a decisão seria publicada por medida provisória. A informação foi corrigida pelo próprio governo federal às 19h27)
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já tinha admitido que o prazo poderia ser prorrogado em razão dos problemas técnicos para emitir a guia de pagamento dos tributos.
"Depende do posicionamento do Serpro [o serviço de processamento de dados do governo], mas eu acho que a gente vai tomar todas as providências necessárias para ver uma conclusão disso. Se for necessário adiar, a gente adia porque é uma questão tecnológica", afirmou Levy.
Até a véspera, a Receita descartava qualquer possibilidade de mudança na data. Mas, nesta quarta-feira, o Fisco passou a cogitar a possibilidade, diante dos problemas enfrentados pelos empregadores para emitir a guia.
A Receita informou, também nesta quarta, que solicitou ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) uma "avaliação técnica definitiva" sobre a instabilidade do programa.
"Essa avaliação do prestador de serviço servirá de base para avaliação do Governo quanto à possibilidade de prorrogação dos prazos do eSocial", disse a Receita, em nota divulgada mais cedo.
Empregadores continuavam enfrentando dificuldades para emitir a guia de pagamento.
Segundo a Receita, 134.740 guias de pagamento foram emitidas até as 17h desta terça-feira, o equivalente a pouco menos de 13% dos empregados cadastrados.
De acordo com o Fisco, 1,13 milhão de patrões já estão cadastrados no site do eSocial, ao mesmo tempo em que 1,16 milhão de empregados domésticos também estão com cadastro finalizado.
A diferença, de 33 mil empregados a mais, refere-se aos patrões que têm mais de um empregado doméstico.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!