sábado, janeiro 10, 2015

Novo presidente do Sebrae-RN defende a capacitação dos empresários para superar crise

Regionalização e investimento no microempresários são propostas da nova gestão (Foto: Cláudio Abdon/Portal No Ar)O novo Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Norte tomou posse na última quinta-feira (8), em Natal. O novo presidente será José Álvares Vieira, que
também atua na liderança da Federação Potiguar de Agricultura (Faern). Antes da cerimônia de posse, Vieira conversou com o portalnoar.com

Além de defender a área da agropecuária, dentre as medidas anunciadas pelo novo diretor, que vai assumir a administração de 2015-2018, substituindo Sílvio Bezerra, está a regionalização do Sebrae, ampliação dos programas de capacitação empresário e continuar investindo no microempresário.

Além disso, foi discutido sobre crise econômica que está ameaçando o país e as ações do Governo para este ano. A entrevista completa pode ser conferida a seguir:

Quais sãos os principais desafios em sua gestão?

José Álvares Vieira: Junto com a nova diretoria, o nosso grande desafio é intensificar ainda mais a interiorização das ações do Sebrae e devemos estar em todos os rincões do Estado, perto dos pequenos e microempresários. Com isso, vamos reinaugurar o escritório de Caicó, além de abrir mais dois escritórios. Um será na região do Mato Grande e outro no Médio Oeste. Justamente para fortalecer a economia do interior do Estado, pois acho que as pessoas devem ter a mesma oportunidade que na capital.

Que setores o senhor acredita que os municípios devem investir mais?

Cada região tem as suas peculiaridades, nós temos um programa agora, por exemplo, exitoso, o Pró-Sertão, onde foi criado mais de 500 pequenas fábricas para ajudar grandes empresas, como a Hering e Guararapes. Queremos intensificar mais de 50 novas unidades dessas, juntamente com a Fiern (Federação de Indústrias do Rio Grande do Norte) e prefeituras. Então, os programas considerados prósperos vamos continuar.

Na área rural tem o Sertão Empreendedor, uma parceria do Sebrae com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Vamos dar a assistência técnica a 570 proprietários rurais nos próximos quatro anos. É um desafio muito importante.

Também vamos trabalhar com o turismo no litoral e interior. Acho que o Sebrae vai ter uma participação importante juntamente com a REDESIM (sistema online que facilita a emissão do Simples), pois nós precisamos que o empresário chegue nos escritórios do Sebrae e possa resolver a questão ambiental, vigilância sanitária, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial e Secretaria de Tributação. Nós precisamos diminuir os processos burocráticos dos pequenos empresários e empreendedores do estado.

Quais serão as novas medidas do Sebrae?

Acho que o empresário deve ter um perfil dinâmico e precisa buscar qualificação, treinamento e participar de feiras. Precisa gerar oportunidades para que eles passem a buscar renda e crescer o seu negócio e sua atividade. Assim, trazendo geração de emprego, renda e impostos aos Estados.

Que medidas o Sebrae vai fazer para evitar a crise econômica que está ameaçando o país ?

Momentos de dificuldades são importantes para intensificar as atividades de qualificação e treinamento para no caso do país entrar em crise econômica, os nossos empresários vão estar preparados para poder crescer e se desenvolver. São grandes desafios que vão acontecer neste ano, porém estamos estimulados.

Como funcionará a parceria com o novo governo?

Toda mudança gera uma expectativa positiva, o Sebrae será um parceiro da nova gestão e o Governo tem uma grande oportunidade de aproveitar o que temos de melhor, assim como os trabalhos de iniciativa privada e municípios. Se o Governo souber fazer isso, terá ótimas oportunidades.

Que áreas o Governo deve investir?

Infraestrutura, nós precisamos ter um porto, resolver a questão hídrica, aeroporto precisa ser colocado para funcionar por completo e precisamos trazer uma oportunidade de negócio para estimular a entrada de empresários de outros estados.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!