segunda-feira, maio 12, 2014

Mais de 90 municípios do RN ainda estão muito secos

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Pelo menos 95 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte ainda estão em situação de “muito seco”, de acordo com levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária
do Rio Grande do Norte (EMPARN). As previsões vem do chefe do setor de meteorologia do órgão, Gilmar Bristot. Segundo ele, o último levantamento pluviométrico da Emparn aponta a situação crítica na maioria dos municípios do Estado, que tem ainda outros 36 “secos”.
Mesmo assim, as mudanças quem vêm ocorrendo na temperatura dos oceanos poderão favorecer aumento de chuvas ao longo do mês de maio no RN, principalmente para as regiões Central e Oeste.
Gilmar lembra que chuvas de maio não vão modificar nível dos reservatórios de água no interior.
Apesar de ter chovido mais de 400 milímetros em pelo menos 50 municípios do Estado, a situação ainda é preocupante, principalmente quanto ao abastecimento de água para o consumo humano. “Se as boas chuvas registradas neste início de mês permanecer até meados de maio, não teremos em junho e julho. O que pode acontecer, acontecerá agora”, diz Gilmar.
Entretanto, de acordo com Bistrot, a possibilidade é que as chuvas realmente cheguem a partir da segunda metade de maio –principalmente no Alto Oeste potiguar –, ocasionando a “janela de chuvas” que chegou ao RN no final de abril. O fenômeno é ocasionado por uma oscilação 30-60 dias – uma propagação de uma onda atmosférica ao longo do globo terrestre e em torno do Equador, formando nuvens que chegam até o Nordeste brasileiro. “Tivemos uma janela que recuperou abril já no fim, principalmente na região de Mossoró e no Seridó”, comentou Bistrot.
De acordo com ele, durante o final de abril e início de maio também houve uma pequena variação de temperatura dos oceanos Atlântico Norte – que esfriou – e Atlântico Sul, que esquentou. “Essa pequena variação de 1,8ºC dá a ideia de um inverno dentro da normalidade. Quanto mais aquecido o Atlântico Norte, menor a possibilidade de chuva para o Nordeste”, comentou.

Reprodução Cidade News Itaú via Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!