segunda-feira, maio 12, 2014

Conflitos durante referendos deixam um morto na Ucrânia

Corpo de um manifestante pró-Rússia morto pela guarda nacional ucraniana na cidade de Krasnoarmeisk, leste da Ucrânia.  (Foto: Manu Brabo/Associated Press)Uma pessoa morreu em Krasnoarmeisk, na região de Donetsk, e várias ficaram feridas neste domingo (11) em uma aldeia da região rebelde ucraniana de
Lugansk, quando a população tentava impedir a entrada de blindados do exército ucraniano, informou a agência russa "Interfax".
As regiões de Donetsk e Lugansk, no leste ucraniano, realizam neste domingo referendos organizados por grupos separatistas pró-Rússia que querem que esses territórios se tornem autônomos em relação ao restante da Ucrânia. As consultas populares não são oficiais, mas podem elevar ainda mais o clima de tensão criado após a população da região da Crimeia ter votado por deixar a Ucrânia e ser anexada à Rússia.

Veja no mapa a divisão de interesses entre as regiões da Ucrânia (Foto: Editoria de arte/G1)
"Neste momento, 1,5 mil habitantes impedem a passagem dos blindados da Guarda Nacional da Ucrânia. Estou escutando os disparos. Disseram que já há pelo menos dois feridos", disse o porta-voz do centro de imprensa para o referendo de Luhansk, Vasyl Nikitin, à agência EFE.
Na cidade de Krasnoarmeisk, uma pessoa morreu em um tiroteio perto da sede da administração regional, segundo a "Interfax".
Segundo a agência de notícas Associated Press e o co-presidente do conselho da autoproclamada "República Popular de Donetsk", Denis Pushilin, um grupo que se indetificava como guarda nacional ucraniana abriu fogo contra a população após ocupar locais de votação. Os homens chegaram à cidade de Krasnoarmeisk vindo da capital Donetsk.
Pushilin acrescentou que, antes do tiroteio, as tropas ucranianas tomaram quatro escolas de Krasnoarmeisk para impedir que os cidadãos pudessem participar do referendo sobre a autonomia da região de Donetsk.

Referendo
Em algumas cidades de Donetsk e Lugansk a apuração dos votos da consulta popular já começou. Dados preliminares apontam que nesses lugares apenas 5% dos votos foram contra a independência dessas regiões da Ucrânia.
A informação foi dada por Alexei Chmilienko, um dos líderes pró-Rússia de Luhansk. Alguns dos colégios eleitorais fecharam as portas às 20h (14h de Brasília). Outros permanecerão abertos até mais tarde para permitir maior participação. Até o horário, foi registrado 81% de participação.
"Em 29 das 32 cidades da região de Lugansk, os pontos de votação fecharam, e a apuração de votos sobre o status da região começou", disse o chefe do centro de imprensa para a consulta, Vasyl Nikitin, à agência russa de notícias "Interfax".
"Em três cidades, Stajanov, Pervomaisk e Alchevsk, a pedido dos mineiradores, os colégios permanecerão abertos até as 23h", acrescentou o Nikitin. Na região de Donetsk, a comissão eleitoral informou que às 20h a participação era de 71,42%, mas ainda havia colégios abertos em algumas localidades.
Enquanto os dados preliminares indicam altas taxas de participação em quase todas as localidades, na cidade de Mariupol só 27,38% puderam depositar seu voto. Apenas oito colégios abriram, porque a cidade está bloqueada pelas forças ucranianas.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!