quinta-feira, setembro 14, 2017

Câmara de Ceará-Mirim abre inquérito contra supostas fraudes do prefeito

Vereadores de Ceará-Mirim abriram uma Comissão Especial de Inquérito, a chamada CEI, para apurar possível fraude e também formação de organização criminosa pelo prefeito do município, Marconi Barretto, do PSDB. Até o fechamento desta reportagem, seis dos 15 componentes da Câmara Municipal concordavam com a investigação.

Os vereadores suspeitam de irregularidades na contratação de uma empresa responsável pela implantação do portal digital da Secretaria de Educação. O empreendimento, Clickideia Tecnologia Educacional LTDA, venceu uma licitação que custou R$ 916.800. A firma pertence à família do prefeito.

O PORTAL NO AR ouviu o vereador Marcílio Dantas Júnior, do PSB. O parlamentar é um dos assinantes da CEI aberta nessa terça-feira, 12. De acordo com ele, a contratação da Clickideia já havia sido anunciada por Barretto um ano atrás, antes mesmo de a licitação ser aberta. A empresa foi anunciada como vencedora da licitação no último dia 7 de agosto.

“Ano passado, o atual prefeito já dizia que iria contratar esta empresa quando estivesse no poder. Teve um evento no IFRN, tenho vídeo, inclusive, e posso repassar em que se assume que a empresa hoje contratada foi fundada pelo prefeito”, afirmou Dantas Júnior. A gravação enviada pelo vereador está abaixo desta reportagem e foi publicada nas redes sociais de Barretto.

Em um trecho do vídeo, aparece o discurso de um homem que o vereador ouvido pela reportagem identifica como Manoel Barretto, irmão do prefeito. “16 anos atrás, a gente criou o Portal Clickideia, uma plataforma digital de ensino e aprendizagem, voltada para a educação via web. Marconi foi um dos fundadores”, afirmou o orador na presença do atual gestor do município.

Na semana passada, de acordo com Dantas Júnior, “a secretária de Educação esteve na sessão da Câmara. Na ótica dela, não havia problema de anunciar um ano antes a empresa que seria contemplada”.

Nesta quarta-feira, 13, Marconi Barretto concedeu entrevista a uma rádio de Ceará-Mirim. “Não me incomoda [a investigação]. A Câmara está no papel dela. A empresa é de um sobrinho meu, que mora em São Paulo. Eu anunciei [em campanha] que um dos objetivos era termos em Ceará-Mirim uma plataforma digital. O projeto está em andamento. Os equipamentos chegaram. Tudo isso foi licitado de uma forma bem acompanhada”, disse o prefeito.

A Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ceará-Mirim informou à reportagem que ainda nesta quarta-feira vai emitir comunicado oficial a respeito do caso. O PORTAL NO AR aguarda a nota para publicação.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!