quinta-feira, setembro 14, 2017

Mais da metade dos vereadores perde cargo em cidade do Piauí por fraudes

A cidade de Valença, 290 km ao Sul de Teresina, perdeu mais da metade dos seus 11 vereadores por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Segundo a decisão todas as candidaturas de uma coligação foram impugnadas por causa do descumprimento da regra que trata do número de mulheres candidatas para as eleições. Até o presidente da Câmara, Nonatinho Soares (PSDB) também perdeu o cargo.
Ao todo 29 candidatos tiveram seus registros cassados e com isso os seis eleitos pela coligação perderam os cargos. O motivo foi o número de candidaturas fantasmas de mulheres, apenas para preencher a cota de 30% das candidaturas para mulheres na disputa eleitoral. Em Valença haviam mulheres candidatas, mas sem realização de campanha eleitoral e em alguns casos até sem o próprio voto.
“Nós temos casos em Valença de candidaturas fictícias em que mãe e filho eram candidatos. O filho teve 928 botos e a mãe apenas um voto. Nessa situação a mãe fazia campanha para o filho”, disse Alisson Soares, advogado que atua em Valença sobre a ação que tramitou no TRE-PI. Outro caso relatado pelo advogado foram de marido e mulher candidatos, em que ela teve apenas um voto e ele teve 59 votos. Redes sociais foram utilizadas também para descobrir a existências fraudes.
As candidaturas fantasmas foram utilizadas, inclusive para eleger mulheres. “Temos o caso de uma tia e uma sobrinha em que a sobrinha foi eleita. A tia se deslocou para outro município e não foi votar no dia da eleição”, contou o advogado lembrando ainda que houveram casos de mulheres que compareceram as urnas, mas não votaram em si mesmas. Para ele, vários fatores identificaram as fraudes em Valença, ocorridas durante o ano de 2016.
O Procurador Regional Eleitoral, Israel Gonçalves, disse que outros casos semelhantes também estão sob observação. “Infelizmente eles encontram algumas mulheres que se oferecem como parte desse tipo de fraude. Creio que a sociedade como um todo ainda precisa evoluir bastante para se conscientizar da importância da participação da mulher nas campanhas políticas”, pontuou confirmando que há em tramitação outros processos que tratam do mesmo assunto.

Os cassados disseram que aguardam a publicação do acórdão para se manifestar. Na prática a prefeita Ceiça Dias (PTC) passa a administrar o município apenas com vereadores de oposição, já que toda coligação de situação foi impugnada.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!