quinta-feira, dezembro 03, 2015

Texas processa governo dos EUA para bloquear chegada de refugiados sírios

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O estado do Texas, no sul dos Estados Unidos, abriu nesta quarta-feira um processo contra o governo do presidente Barack Obama para bloquear a iminente realocação de refugiados sírios nesse estado, informou a Procuradoria Geral do
Texas.

No processo, apresentado em um tribunal federal em Dallas, o estado do Texas argumentou que o governo dos Estados Unidos está violando a Lei de Refugiados de 1980 por não discutir as realocações com as autoridades estaduais.

Segundo o estado, o governo federal pediu a uma das organizações sem fins lucrativos encarregadas da realocação, a International Rescue Committee, que também foi incluída no processo, que não divulgasse os dados pessoais dos refugiados, algo que "ajudaria a resolver as dúvidas do Texas em questão de segurança".

Com essa ação na Justiça, o Texas procura conter a iminente realocação de duas famílias oriundas da Síria que a International Rescue Committee tinha previsto para os próximos dias, mas também bloquear permanentemente a chegada de sírios e assim ganhar uma nova batalha política contra Obama.

Com essa ação judicial, o governo estadual alega que pretende "proteger os texanos assegurando que o governo cumpra com suas obrigações, averigue os refugiados, coopere e consulte o estado", declarou o procurador-geral do Texas, o republicano Ken Paxton, que interpôs a ação em um tribunal federal em Dallas.

Além disso, Paxton alertou que "a manifesta incapacidade do governo federal para revisar os antecedentes desses refugiados, que chegam aos Estados Unidos vindos de um local que é foco de terrorismo, põe todos os texanos em risco".

O caso foi atribuído ao juiz David C. Godbey, designado pelo ex-presidente republicano George W. Bush.

Como consequência dos atentados em Paris que deixaram 130 mortos, cerca de 30 governadores liderados pelo texano Greg Abbott anunciaram que seus estados não acolheriam mais refugiados procedentes da Síria por considerar que "qualquer um" deles poderia ser uma ameaça.

O Texas e os outros estados defendem que podem vetar a realocação de sírios, mas o Executivo de Barack Obama afirma que isso violaria, precisamente, a Lei de Refugiados.

Desde que a guerra na Síria começou em 2011, o Texas já acolheu cerca de 240 refugiados desse país.

Obama, por sua vez, prometeu receber 10 mil refugiados sírios nos Estados Unidos.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!