quinta-feira, dezembro 03, 2015

Polícia faz novas prisões na Suíça ligadas ao escândalo na Fifa

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Autoridades suíças fizeram uma série de prisões por volta das 6h (horário local) desta quinta-feira (3) de ex e atuais funcionários da Fifa (Federação Internacional de
Futebol), em Zurique, de acordo com informações o jornal The New York Times.

A operação foi feita a pedido da Justiça americana, sete meses após as prisões e confiscos por fraude, corrupção e bloqueio de dinheiro de uma dezena de dirigentes da Fifa.

Segundo o jornal, algumas das prisões ocorreram no mesmo hotel de luxo onde outros dirigentes da entidade foram presos em maio. O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter não está entre as pessoas presas em Zurique.

A Fifa confirmou as ações da Justiça americana após o The New York Times anunciar novas prisões na Suíça de ex e atuais responsáveis do futebol mundial, segundo comunicado transmitido à agência de notícia AFP.

A federação reiterou no comunicado que "seguirá cooperando totalmente" com os investigadores americanos e suíços. Em maio, a pedido da Justiça dos Estados Unidos, a polícia tinha efetuado a prisão de vários dirigentes da Fifa.

OUTRAS PRISÕES

O ex-presidente da CBF José Maria Marin, 83, e outros seis dirigentes da Fifa foram presos pela polícia suíça em uma operação surpresa em maio, a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, foram presos, além de Marin, Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. À época eles participariam do congresso da Fifa e da eleição da entidade.

A maior parte do esquema envolvia subornos e propinas entre dirigentes da Fifa e executivos do setor na comercialização de jogos e direitos de marketing de campeonatos como eliminatórias da Copa do Mundo na América do Norte, a Concacaf, a Copa América, a Libertadores e a Copa do Brasil -esta última, organizada pela CBF.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!