quinta-feira, dezembro 03, 2015

Obama diz que motivo de massacre na Califórnia segue desconhecido

Integrantes da SWAT chegam ao local de tiroteio em San Bernardino, na Califórnia, na quarta (2) (Foto: Doug Saunders/Los Angeles News Group via AP)O presidente americano Barack Obama comentou nesta quinta-feira (3) que ainda não se sabe a motivação do ataque desta quarta-feira (3) em San Bernardino, em que um casal matou 14 pessoas e
feriu outras 17. Ele disse que o caso pode ter "relação com terror, mas pode ter relação com o trabalho".
O FBI está investigando o caso, e ainda não se sabe qual eram exatamente os planos dos suspeitos, que morreram após perseguição e confronto com agentes de segurança.
A polícia de San Bernardino, na Califórnia, Estados Unidos, identificou nesta quinta-feira um homem e uma mulher que mantinham uma relação sentimental como os autores do massacre que deixou 14 mortos e 17 feridos  em um centro de assistência para pessoas com necessidades especiais.
Os dois foram mortos pelas forças de segurança após o ataque.
Os suspeitos são Syed Farook, um homem de 28 anos e de nacionalidade americana, e Tashfeen Malik, uma mulher de 27 anos e de nacionalidade desconhecida, segundo o chefe de polícia de San Bernardino, Jarrod Burguan.

Burguan explicou que Farook era um funcionário do condado que trabalhava no edifício em que aconteceu o massacre e que, na quarta-feira, compareceu a uma confraternização que acontecia no local por ocasião do Natal, mas que deixou o local "enfurecido" para retornar depois, armado e com sua parceira, para iniciar o ataque.
O suspeito tinha trabalhado durante cinco anos como especialista em meio ambiente para o condado de San Bernardino no Inland Regional Center, o centro de assistência para pessoas com necessidades especiais onde aconteceu o tiroteio.
O chefe de polícia explicou que as investigações levaram os agentes até uma casa na cidade de Redlands, vizinha a San Bernardino, onde eles avistaram um veículo suspeito. Logo em seguida, teve início uma perseguição que terminou com a morte do casal e com um policial ferido.

Cerca de 20 agentes participaram da perseguição que desembocou em uma troca de tiros contra os dois suspeitos.
Em um primeiro momento, se falou sobre a possibilidade de que haveria um terceiro atirador, uma pessoa que foi detida no local do enfrentamento entre os policiais e os suspeitos. No entanto, as investigações se concentram agora na hipótese de que Farook e Malik foram os únicos responsáveis pelo massacre no Inland Regional Center.
As razões do ataque são desconhecidas, mas "no mínimo trata-se de um ato de terrorismo doméstico", disse um oficial, acrescentando que as autoridades encontraram explosivos no prédio.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!