terça-feira, novembro 10, 2015

Regulamento não prevê punição ao Inter em doping. Mas STJD vai analisar

Wellington e Nilton testaram positivo para diurético em jogos realizados em setembroUm caso sem igual na história e, portanto, sem previsão do que irá ocorrer. Assim a Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça
Desportiva) vê a situação envolvendo Nilton e Wellington, jogadores do Internacional que testaram positivo para a substância hidroclorotiazida, um diurético proibido no Regulamento de Controle de Doping da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Agência Mundial Antidoping (AMA).

Mesmo que o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) não indique uma possível punição ao Inter, fontes ligadas à Procuradoria do STJD ouvidas pela reportagem não descartam denunciar o clube juntamente com os atletas. O argumento é justamente de que não existe caso semelhante de, em um curto espaço de tempo, ter dois atletas pegos no doping do mesmo time em competições diferentes, para balizar as ações do tribunal.

A Procuradoria do STJD ainda aguarda o encaminhamento dos autos, o que acontecerá após fim do prazo de defesa prévia. A data limite para manifestação do Inter é a próxima segunda-feira. Os regulamentos, contudo, jogam a favor do clube gaúcho.

Além do CBJD, o Código Mundial de Antidopagem não indica possível punição. No artigo 11 do CMA, que trata de consequência para equipes, uma sanção (perda de pontos ou até desclassificação), só é indicada quando mais de dois membros de uma equipe violam a regra antidopagem em uma mesma competição.

"No primeiro momento, a punição é aplicada ao atleta. Em uma amostragem geral é preciso um processo para o atleta referir o porquê esta substância está no seu organismo", disse Rogério Pastl, advogado do Inter.

Nilton e Wellington poderão pegar gancho de até dois anos. Eles deverão ser afastados do elenco principal do Inter enquanto o caso é tratado junto ao STJD.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!