terça-feira, novembro 10, 2015

Para Promotoria, 'houve negligência' no rompimento de barragens em MG

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O Ministério Público de Minas disse ao Jornal da Globo que o rompimento das barragens da mineradora Samarco, em Mariana (124 km de Belo Horizonte), "não
foi um acidente tampouco fatalidade".

No acidente, ocorrido na última quinta-feira (5), morreram ao menos três pessoas morreram - uma delas de infarto - e 25 continuam desaparecidas.

Um documento da Promotoria mostrado pelo telejornal indica que havia risco de rompimento das barragens da mineradora.

No papel, consta que "o contato entre a pilha de rejeitos e a barragem não é recomendado por causa do risco de desestabilização do maciço da pilha e da potencialização de processos erosivos".

"Não foi acidente. Não foi fatalidade. O que houve foi um erro na operação e negligência no monitoramento", disse o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, ao telejornal.

Em 2013, o Ministério Público fez várias condicionantes para a renovação da licença de concessão da barragem para a Samarco. Entre elas, a análise de ruptura da barragem e um plano de contingência em casos de riscos ou acidentes.

ROMPIMENTO

Na última quinta-feira (5), um "tsunami de lama" destruiu centenas de casas, arrastou carros e caminhões e deixou ao menos um três mortos e cerca de 25 desaparecidos, após duas barragens de uma mineradora se romperem.

O acidente ocorreu por volta das 15h30, em Bento Rodrigues, a 15 km do centro de Mariana. A vila, que tinha 121 casas e 492 moradores, segundo o IBGE, foi totalmente inundada pela lama. Com a força da enxurrada, um carro chegou a parar em cima do muro de uma casa.

Na hora do rompimento, um funcionário da empresa Samarco, responsável pela barragem de contenção de rejeitos, morreu no local. Sofreu uma parada cardíaca, segundo Sérgio de Moura, diretor do Metabase (sindicato dos trabalhadores na indústria de mineração de Mariana). De 25 a 30 funcionários estavam no local do acidente.

Segundo Moura, a Samarco disse que houve abalos sísmicos na região às 14h. O observatório da USP registrou, a 22 km do local, tremor de 2,55 na escala Richter, mas considerado de baixo impacto (com até 3 na escala, nem costuma ser sentido pelas pessoas). O rompimento ocorreu uma hora e meia depois.

Quatro helicópteros foram enviados ao local para resgatar moradores que ficaram ilhados. Sete carros dos bombeiros de Belo Horizonte, dois de Ouro Preto e helicópteros com cães farejadores foram enviados a Mariana, que foi isolada. A cidade não possui bombeiros militares, apenas civis.

"Ao menos 30 pessoas estavam no local na hora do acidente, mas não dá pra saber se há mortos. Falar em números agora é precipitado. As cenas são trágicas, foi uma tragédia que aconteceu na nossa cidade", diz o jornalista Roberto Verona, 50, que passou pelo local logo após o rompimento da barragem. Segundo ele, onde se vê agora lama e água havia uma área de reflorestamento.

A prefeitura preparou um ginásio esportivo e o prédio de um colégio profissionalizante para os desabrigados.

SAMARCO

Na noite desta quinta, o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, lamentou, em vídeo divulgado na internet, o acidente.

Segundo ele, ainda não era possível confirmar as causas e a extensão do ocorrido. A empresa afirma ter se mobilizado para atender as pessoas e mitigar os danos ambientais.

LICENÇA REMUNERADA

A mineradora informou, em nota, nesta segunda-feira (9) que concedeu licença remunerada a todos os funcionários que estão diretamente envolvidos nas atividades relacionadas ao acidente.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!