segunda-feira, outubro 26, 2015

Fechamento de portões no 2° dia do Enem tem correria e atrasados

Deise Lima não conseguiu chegar a tempo porque seu marido acordou tarde.  (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)O fechamento dos portões para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve correria e atrasados. O próprio Ministério da Educação (MEC) usou um dos memes no Twitter para alertar os
candidatos.

Na brincadeira, uma montagem em vídeo com o quadro da Mina Lisa, de Leonardo da Vinci, chamou a atenção dos participantes sobre a importância de saírem de casa com antecedência.
Uma jovem em São Paulo não se atrasou por muito pouco - quando estava se aproximando da grade da escola, tropeçou e caiu.

Candidata leva um tombo instantes antes de entrar na escola onde faz a prova do Enem.  (Foto: Reprodução)Candidata leva um tombo instantes antes de entrar na escola onde faz a prova do Enem. (Foto: Reprodução)

Ji-Paraná (RO)
Mesmo com o alerta do MEC, outros candidatos chegaram aos locais de prova depois das 13 horas, quando os portões fecharam. Em Ji-Paraná, município de Rondônia, um estudante de 19 anos perdeu a prova. Ele não conseguiu chegar a tempo à Escola Marcos Bispo. "Dormi demais", diz.

Deise Lima não conseguiu chegar a tempo porque seu marido acordou tarde.  (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Deise Lima não conseguiu chegar a tempo porque seu marido acordou tarde. (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Manaus

O sono também foi a justificativa do atraso apresentada pela estudante Deise Lima, de 19 anos. Seu marido é mototaxista e precisou trabalhar durante a madrugada. Consequentemente, acordou tarde para levar a companheira à prova.
Deise mora no Bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste de Manaus, e faria prova na Faculdade Martha Falcão, zona centro-sul. Ela conta que saiu às 10h30 de casa, mas que a distância é grande e o casal chegou quatro minutos depois do prazo final. "Infelizmente não deu tempo, agora é esperar e tentar no próximo ano", lamenta. 

Thamiris estava cuidando do pai e se atrasou, mas garante que próximo ano vai tentar de novo (Foto: Marina Barbosa / G1)Thamiris estava cuidando do pai e se atrasou, mas garante que próximo ano vai tentar de novo (Foto: Marina Barbosa / G1)

Recife

No Recife, uma jovem também chegou após o horário de fechamento dos portões. Thamiris Santos, 23 anos, conta que o motivo do atraso foi a saúde de seu pai - ela estava cuidando dele.

Curitiba
Outro atraso ocorreu em Curitiba, onde Isabele Benedik, de 16 anos, não conseguiu chegar a tempo por ter acompanhado sua família em outro compromisso. "Eu já suspeitava que não ia dar certo porque minha mãe precisava ir em outro lugar e fui com meu pai deixar ela lá. E já me bateu um desespero", afirma. Ela garante que se programará melhor no ano que vem. "O que me conforta é saber que esse ano era apenas para teste, mas ano que vem vou chegar bem antes", disse a candidata.

 Isabele Benedik, de 16 anos, perdeu a prova em Curitiba.  (Foto: Daiane Baú/G1)Isabele Benedik, de 16 anos, perdeu a prova em Curitiba. (Foto: Daiane Baú/G1)

Salvador

O transporte foi a causa da falta de pontualidade de Richele Cristina, de 31 anos, na Bahia. Ela pegou o ônibus errado para chegar à Faculdade da Cidade, no bairro do Comércio, na capital.

No sábado, a candidata conseguiu chegar uma hora antes da abertura dos portões. Seria a quarta vez em que Richele prestaria o Enem para buscar uma vaga no curso de administração. Ela diz que vai tentar novamente em 2016.

Richele Cristina pegou o ônibus errado e perdeu a prova em Salvador.  (Foto: Rafael Teles/G1 Bahia)Richele Cristina pegou o ônibus errado e perdeu a prova em Salvador. (Foto: Rafael Teles/G1 Bahia)

Rio Grande do Sul

Mesmo depois de já terem feito o exame no sábado, as amigas Janis Aurora Eidt, de 25 anos, e Jeniffer Brandão, de 20 anos, confundiram o horário de fechamento dos portões e perderam a prova, no Rio Grande do Sul. Elas imaginavam que poderiam entrar às 13h30.

Amigas confundem horário de entrada no Rio Grande do Sul. (Foto: Hygino Vascocellos/G1)Amigas confundem horário de entrada no Rio Grande do Sul. (Foto: Hygino Vascocellos/G1)

Teresina

A correria para chegar a tempo também teve episódios de solidariedade: a administradora Maria do Carmos Veras encontrou uma jovem chorando na zona norte de Teresina. A moça, aos prantos, contou que não conseguiria entrar na escola antes das 13 horas. "Mandei ela entrar no carro e vim para cá. Graças a Deus, deu tempo de ela entrar”, disse a administradora que chegou até a Uespi entrando pela contramão na Rua João Cabral.

Giovani foi eliminadao no segundo dia porque estava sem documento com foto (Foto: Denise Soares/ G1)Giovani foi eliminadao no segundo dia porque estava sem documento com foto (Foto: Denise Soares/ G1)

Mato Grosso

O estudante Giovani Ferreira dos Santos, de 18 anos, não pôde fazer a prova do segundo dia do Enem porque não levou documento com foto. O jovem, que buscava uma vaga de engenharia em universidade pública, diz que seu RG foi danificado no sábado (25). "Usei ele otnem mas ele partiu ao meio", diz.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, dois minutos de atraso comprometeram os planos de Alexandre. Ele saiu de casa com 40 minutos de antecedência, mas o tráfego intenso impediu que chegasse a tempo da prova. "Sem engarrafamento, chego aqui em 20 minutos. Ontem, cheguei 12h40. Pensei que hoje fosse dar, mas não deu", diz.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!