segunda-feira, outubro 26, 2015

Com baixa em rio, Caern intensifica rodízio em três cidades do Seridó

Quando concluída, a Barragem de Oiticica vai represar as águas do rio Piranhas-Açu, que deve se perenizado com a transposição do rio São Francisco (Foto: Anderson Barbosa/G1)A baixa da baixa no volume de água no rio Piranhas-Açu levou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a intensificar o rodízio de abastecimento nas cidades de
Caicó, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas. Todos os municípios fazem captação de água no rio. O novo ritmo de abastecimento será adotado a partir desta quarta-feira (28).

O novo rodízio será realizado no sistema de 72h por 72h, distribuindo primeiro para a captação e tratamento em Jardim de Piranhas, dos dias 28 a 30 de outubro, e de 31 de outubro a 2 de novembro, para Caicó e Timbaúba dos Batistas, pela adutora Manoel Torres, assim revezando sucessivamente.

Além de intercalar os dois sistemas, também, será reduzida a vazão de retirada da água. Antes os sistemas funcionavam com captação de 360 metros cúbicos por horas, e agora passarão a 160 metros cúbicos em Jardim de Piranhas e 240 metros cúbicos para Caicó e Timbaúba dos Batistas.

O chefe do escritório da Caern em Jardim de Piranhas, Givanildo Ananias, explica que essa nova estratégia é mais um teste para evitar a suspensão no fornecimento de água e, portanto, é importante o uso consciente da água pela população destas cidades, que ficarão a cada três dias sem abastecer seus reservatórios. Estes sistemas abastecem aproximadamente 67 mil pessoas em Caicó, 14 mil em Jardim de Piranhas e 2.300 timbaubenses.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!