terça-feira, junho 09, 2015

Vídeo mostra retirada de presos de celas em revista a presídio do RN; veja

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Vídeos gravados na manhã desta terça-feira (9) dentro do Pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior complexo prisional do RN, mostram o momento em que o Grupo de Escolta Penal
(GEP) fez a retirada de mais de 200 apenados das celas da unidade. As imagens, que foram enviadas com exclusividade ao G1, também mostram o buraco que foi escavado a partir da quadra.
A operação foi gravada pelo Grupo de Escolta Penal e faz parte da revista realizada na manhã desta terça-feira após a descoberta de um buraco cavado pelos presos durante a madrugada. Um dos guariteiros chegou a fazer um disparo de advertência para conter a possível fuga.
Alcaçuz fica em Nísia Floresta, na Grande Natal. Com aproximadamente 1 mil apenados, é a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, e uma das mais afetadas pela onda de rebeliões que aconteceu no mês de março no sistema penitenciário potiguar. Das 33 unidades do estado, em pelo 14 delas houve depredação e vandalismo. E foi justamente do Pavilhão 4 onde o estrago foi maior. Completamente destruído, o local foi o primeiro s ser reformado. Porém, desde que foi entregue, no dia 15 de maio, este é o quarto buraco escavado dentro do pavilhão.
 Na última terça-feira (5), inclusive, o G1 divulgou um vídeo (veja ao lado) no qual um policial militar, com apenas um pedaço de pau, mostra como é fácil abrir um buraco no piso da quadra e das celas do Pavilhão 4 - muito em razão da má qualidade do material empregado na reforma. Depois disso, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) agendou uma visita técnica, que deve acontecer ainda nesta terça-feira, para que seja verificada a qualidade da obra realizada no local.
Segundo o agente penitenciário Eider Brito, diretor da penitenciária, somente no Pavilhão 4 estão mais de 200 detentos. “Eles cavaram um buraco na quadra e passaram por baixo do muro, mas permaneceram dentro da penitenciária. Acredito que eles foram até uma grade que separa Alcaçuz do Presídio Rogério Coutinho Madruga para deixar ou pegar algum telefone. Um dos guariteiros viu a movimentação e atirou para o alto. Os presos se assustaram e voltaram para dentro do pavilhão”, concluiu.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!