terça-feira, junho 09, 2015

Prefeitura do Natal investe R$ 300 mil reais na realização do São João 2015

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/“A Prefeitura do Natal não pode deixar de investir no São João. É tradição, é cultura”. Foi com essas palavras que o prefeito Carlos Eduardo celebrou o lançamento da
programação dos festejos juninos da capital potiguar. A secretaria municipal de Cultura (Secult) disponibilizou um edital público com investimentos de R$ 300 mil reais para as quadrilhas estilizadas, tradicionais e cômicas, arraiás, além de selecionar coordenador técnico para o evento. A chamada pública prevê o apoio a 46 quadrilhas e 76 arraiás. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (09), em um café da manhã no pátio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e contou também com a participação do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, bem como integrantes de quadrilhas juninas de todas as regiões de Natal.

A Chamada Pública está disponível para baixar no www.blogdafuncarte.com.br. A análise documental ocorre de 12 a 17 de junho e a publicação do resultado será no Diário Oficial do Município do dia 18 de junho. De 19 a 22 fica estabelecido o prazo para recursos e publicação no Diário Oficial do Município dia 23 de junho.

O Festival de Quadrilhas Juninas será realizado de 24 de junho a 2 de julho, no estacionamento do ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal. A Prefeitura do Natal estará oferecendo também toda a infraestrutura para o projeto, além da logística de diversas secretarias, como Mobilidade Urbana (STT), (Trânsito), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e Serviços Urbanos (Semsur).

Carlos Eduardo destacou o esforço da sua gestão para garantir os recursos para a realização dos festejos juninos no município. Para o prefeito, a aplicação dos investimentos se justifica pela importância do período junino, principalmente, em todo o nordeste. Ele enalteceu o envolvimento e o compromisso de todos os que fazem as quadrilhas juninas e os Arrais de Natal. “Por respeito a vocês que amam e se dedicam o ano inteiro na organização desses eventos e no ensaio para as lindas apresentações das quadrilhas é que nós estamos realizando o São João de Natal”, disse. O chefe do executivo municipal encerrou as suas palavras desejando boa sorte a todos que irão disputar o festival de quadrilhas juninas e disse que vai participar da maior parte dos eventos e pediu muita alegria, irreverência e animação para fazer dos festejos juninos de 2015 o mais animado dos últimos anos.

O secretário municipal de Cultura reforçou ainda a política de editais implementada no município nos últimos dois anos e seis meses que estão democratizando o acesso aos recursos para a realização de eventos culturais dos mais diversos segmentos. No campo da cultura tradicional nordestina, vertente onde está inserido o São João, Dácio Galvão lembrou que a atual gestão reestruturou, equipou e reabriu o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, disponibilizou um edital para a literatura de cordel, reativou a sexta da viola, dentre outras ações. Ele acredita que os festejos juninos desse ano terão um brilho especial e a cidade inteira vai se envolver com a festa. “Essa é a nossa 29ª edição e as expectativas são as melhores possíveis”.

Quem comemora a realização dos festejos juninos são os integrantes das quadrilhas juninas da cidade. Edilson Pereira é o comandante de uma das mais tradicionais e antigas agremiações cômicas de Natal. A “XoxóKengas” é formada por moradores do bairro do Bom Pastor e vem animando os arraiás da capital potiguar há mais de 10 anos. Ele está empolgado para a edição do São João de 2015 e não vê a hora de ouvir a sanfona, triângulo e zabumba para colocar a quadrilha na avenida. “Estamos ensaiando desde novembro do ano passado e nos dedicamos muito para fazer uma apresentação que agrade aos jurados e ao público”.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!