terça-feira, junho 09, 2015

Presos abrem mais um buraco no Pavilhão 4 de Alcaçuz; guarda atira

Com a descoberta do buraco, escavado na quadra do Pavilhão 4, Grupo de Escolta Penal precisou intervir e retirou todos os apenados das celas para fazer uma revista no local (Foto: Grupo de Escolta Penal)Mais um buraco foi aberto a partir do Pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A escavação foi descoberta na madrugada desta
terça-feira (9) com a movimentação de presos correndo por dentro da área interna da unidade. Do lado de fora, um policial militar da Força Nacional percebeu a movimentação e avisou o comando da guarda. Um dos guariteiros recebeu a comunicação e fez um disparo de advertência. Assustados, os detentos retornaram para dentro do pavilhão.

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, na Grande Natal. Com aproximadamente 1 mil apenados, é a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, e uma das mais afetadas pela onda de rebeliões que aconteceu no mês de março no sistema penitenciário potiguar. Das 33 unidades do estado, em pelo 14 delas houve depredação e vandalismo. E foi justamente do Pavilhão 4 onde o estrago foi maior. Completamente destruído, o local foi o primeiro s ser reformado. Porém, desde que foi entregue, no dia 15 de maio, este é o quarto buraco escavado dentro do pavilhão.
Na última terça-feira (5), inclusive, o G1 divulgou um vídeo (veja ao lado) no qual um policial militar, com apenas um pedaço de pau, mostra como é fácil abrir um buraco no piso da quadra e das celas do Pavilhão 4 - muito em razão da má qualidade do material empregado na reforma. Depois disso, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) agendou uma visita técnica, que deve acontecer ainda nesta terça-feira, para que seja verificada a qualidade da obra realizada no local.
Segundo o agente penitenciário Eider Brito, diretor da penitenciária, somente no Pavilhão 4 estão mais de 200 detentos. “Eles cavaram um buraco na quadra e passaram por baixo do muro, mas permaneceram dentro da penitenciária. Acredito que eles foram até uma grade que separa Alcaçuz do Presídio Rogério Coutinho Madruga para deixar ou pegar algum telefone. Um dos guariteiros viu a movimentação e atirou para o alto. Os presos se assustaram e voltaram para dentro do pavilhão”, concluiu.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!