terça-feira, junho 09, 2015

Bancos retirarão caixas de autoatendimento de estabelecimentos comerciais

Caixas começaram a ser retirados (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)Os caixas eletrônicos, um dos principais canais de autoatendimento fora das agências bancárias no país, deverão migrar para o sistema do Banco 24 Horas
até 2020. Com isso, os terminais exclusivos de autoatendimento de cada banco deixarão de existir. A mudança foi definida em julho do ano passado, após acordo firmado entre bancos e a empresa Tecban, gestora da bandeira 24 Horas.

A mudança é válida para os caixas de autoatendimento externo, instalados em locais de acesso público, como farmácias, centros comerciais, supermercados e shoppings. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Tecban, a medida segue uma tendência mundial. “Visa prestar um acesso mais democrático aos serviços ofertados pelas agências bancárias”, informou a assessoria de comunicação da Tecban.

Atualmente, agências como as da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Santander, HSBC, CITI, Bradesco e Itaú já podem ser acessados em caixas 24 Horas, mas a proposta visa à migração total do sistema até o final do período estabelecido. A estimativa é ampliar o número de terminais até 2020, chegando ao total de 30 mil pontos de acessos bancários em todo o país. Em Natal, a mudança já vem alterando a rotina que utiliza esse tipo de serviço.

Em vários pontos da cidade, estabelecimentos comerciais já começaram a ser notificados quanto à retirada dos terminais de acesso exclusivo, passando a manter em funcionamento apenas os do Banco 24 Horas. É o exemplo do shopping de artesanato localizado na Praia dos Artistas, zona Leste da capital.

Estabelecimentos mantarão apenas os caixas do Banco 24 horas (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)
Estabelecimentos mantarão apenas os caixas do Banco 24 horas (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)
O estabelecimento mantinha em funcionamento um terminal do Banco do Brasil, mas, recentemente, a administração foi notificada pela superintendência da empresa quanto à rescisão do contrato de acomodação do equipamento. A reportagem do portalnoar.com, inclusive, presenciou a retirada do caixa instalado no local.
Outros pontos como, o Partage Norte Shopping e o Shopping 10 também devem ter os equipamentos retirados.

Sindicato critica medida

O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte se manifestou quanto à medida e criticou a decisão, que segundo a presidente Marta Turra, deverá causar superlotação nas agencias bancárias.

De acordo com a dirigente, é preciso criar mais canais alternativos, além de fortalecer o quadro de funcionários, através de novos concursos públicos. “A população já está se queixando e os bancos precisam prestar maios atenção nisso”, disse.

Para Marta Turra, as agências precisam também de melhores estruturas físicas para poder atender com mais qualidade seus clientes. “Segurança é um dos pontos indispensáveis atualmente”, declarou.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!