quinta-feira, abril 16, 2015

Vídeo mostra explosão de foguete após tentativa de pouso no mar

Imagem mostra primeiro estágio do foguete Falcon 9 em tentativa de pouso em uma plataforma marítima no Atlântico (Foto: Reprodução/YouTube/SpaceX)A SpaceX, empresa aeroespacial americana, divulgou vídeo que mostra a tentativa frustrada de recuperar parte do veículo lançador
Falcon 9, que pousaria em um navio-base no Oceano Atlântico.
O foguete foi lançado de Cabo Canaveral, na Flórida, na última terça-feira (14) levando a bordo a sonda Dragon, com mais de 4 toneladas de suprimentos para abastecer os astronautas da Estação Espacial Internacional.
O vídeo liberado no canal do YouTube da SpaceX mostra o pouso brusco do foguete, que acabou explodindo logo depois, danificando também a plataforma marítima.
A empresa, que presta serviço para a agência espacial americana (Nasa), desenvolve há algum tempo uma tecnologia que possibilita recuperar um pedaço do foguete para, posteriormente, reciclá-lo em operações futuras. A manobra poderá reduzir os custos de lançamento de satélites e naves espaciais.
A técnica consiste em controlar remotamente a peça do Falcon 9 assim que ela retornar à Terra e conduzi-la até uma plataforma, localizada a quilômetros de distância da costa. Lá ocorreria o pouso suave.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!