quinta-feira, abril 16, 2015

México emite alerta por roubo de material radioativo

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O México emitiu um alerta para cinco estados devido ao roubo de Irídio-192, um componente radioativo de uso industrial, em Tabasco, no leste do país, informou
nesta quarta-feira (15) o Ministério do Interior.
O alerta foi enviado "às unidades estaduais da Defesa Civil dos estados de Tabasco, Campeche, Chiapas, Oaxaca e Veracruz (...) pelo roubo de uma fonte radioativa no município de Cárdenas, em Tabasco".
O comunicado destaca que a Defesa Nacional, a Marinha e a Polícia Federal também foram comunicados sobre o roubo.
Segundo o ministério, a empresa Garantia Radiográfica e Engenharia informou à Comissão Nacional de Segurança Nuclear que o material radioativo "foi subtraído de uma caminhonete" na noite do dia 13 de abril, no município de Cárdenas.
O Irídio-192, utilizado na radiografia industrial móvel, é um material "da categoria 2, o que significa que fora do recipiente será uma fonte muito perigosa para as pessoas".
As autoridades advertem que o manejo do Irídio-192 sem a segurança adequada pode causar lesões permanentes à pessoa e aos que mantiverem contato com ela durante algumas horas, com risco de óbito em caso de contato prolongado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!