quinta-feira, abril 16, 2015

Semana do MEI já atinge 70% das metas no Rio Grande do Norte

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Formalizar o seu próprio negócio, receber instruções sobre como melhorar o seu empreendimento com segurança e tirar dúvidas é a
proposta da sétima edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que vem sendo realizada desde a última segunda-feira (13) simultaneamente em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, já foram feitas, em média, 2 mil orientações; 70 formalizações; 60 palestras sobre o MEI e 30 oficinas. Em Natal, o número é ainda mais animador. Até o momento, foram realizadas  cerca de 500 orientações; 30 formalizações; 25 palestras e cinco oficinas s com soluções para incrementar ainda mais o negócios dos empreendedores já formalizados e potenciais empresário. Um percentual que chega a 70% das metas estipuladas para a mobilização.

A ação, que segue até sábado (18), deve atender 3 mil pessoas e capacitar 900. Para a coordenadora estadual da Semana do MEI, Ruth Maia, o número já é considerado surpreendente. “A gente tem percebido que o pessoal está comparecendo, tem procurado tirar dúvidas, assistir as palestras que são fundamentais para quem quer conhecer mais sobre o MEI e formalizar o seu negócio. A expectativa é atender mais gente”, explica a coordenadora.

Uma das pessoas que procurou se orientar foi seu Francinaldo Dantas. Ele trabalha nas praias de Natal e percorre as principais ruas e avenidas da capital há 10 anos. A sua função é nada mais nada menos que vendedor de óculos de sol. Só de pensar já dá uma aliviada extrema para os olhos. Não é à toa que o jovem empreendedor sai de casa todos os dias bem cedo para manter as atividades. Os maiores companheiros cotidianos são uma mochila e um painel feito de isopor, podendo caber até 50 peças. Em média, ele vende 30 óculos por dia. Cada um varia de R$ 10 a R$ 20 e, às vezes, o cliente até ganha desconto, dependendo da negociação. Francinaldo Dantas usa o atributo ‘comunicação’ para atender melhor a sua clientela. Técnica que ele diz ter absorvida em cursos de capacitação desenvolvidas pelo Sebrae do Rio Grande do Norte.

Apesar de ter se formalizado em outubro de 2014 para obter benefícios que até então não os tinham, Francinaldo visitou o estande da Semana do MEI montado na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, para sanar dúvidas e receber orientações sobre como pagar o Imposto de Renda e declarar o Simples Nacional. Ele trabalha sozinho, mas até já pensa em colocar nos próximos meses um funcionário em pontos estratégicos da cidade para aumentar as vendas, além de uma máquina de cartão de crédito com o intuito de diversificar ainda mais as formas de pagamentos facilitando a vida do cliente. “São atitudes pequenas, mas que fazem grandes mudanças. Depois que me tornei um MEI, meus negócios mudaram e para melhor”, revela.

Direcionamento

Apesar do foco desta edição da Semana do MEI ser a capacitação, os atendimentos para os potenciais empreendedores que ainda estão na informalidade não deixam de ser oferecidos. José Neto que o diga. Há dois anos ele mantém um mercadinho, em um dos bairros mais antigos da capital, a Ribeira. O estabelecimento funciona em sua casa diariamente, com exceção do feriado.

E foi assistindo um dos noticiários na televisão, que Neto, como é mais conhecido popularmente, tomou conhecimento da mobilização que o Sebrae-RN tem realizado esta semana em 100 cidades do estado, e decidiu comparecer no Alecrim para finalmente sair da informalidade e se tornar um microempreendedor individual. E ele comemora o feito. “Graças a Deus consegui aderir a formalidade, porque a gente sabe que quando o nosso negócio é informal, perdemos muitos benefícios, e ficamos alheios ao mercado. E pagar os impostos direitinho é fundamental”, ressalva.

A Semana do Microempreendedor Individual segue até sábado (18), excepcionalmente nesta data, a ação acontece apenas em Natal, na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, e na cidade de Currais Novos, onde acontece a Feira do Empreendedor.

Fonte: Agência SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!