sábado, março 07, 2015

TSE assina acórdão de julgamento que cassa mandato de Adail Pinheiro

Adail Pinheiro, prefeito de Coari (Foto: Reprodução/TV Amazonas)O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinou na tarde desta sexta-feira (6) o acórdão do julgamento que cassou o mandato do prefeito afastado de Coari, Adail Pinheiro. A defesa ainda pode recorrer da
decisão tomada pelos ministros do TSE. O registro de candidatura foi cassado em dezembro de 2014.
Os ministros concluíram o julgamento ao analisar um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da coligação "Coari Tem Jeito". Adail está preso em Manaus suspeito de integrar uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes no Amazonas.
A corte decidiu em 17 de dezembro do ano passado pela cassação de Adail, com base na lei da ficha limpa. Ele já havia sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas em 2008, além de acumular condenações nos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE).

Prefeito preso
Adail Pinheiro, que está preso no Batalhão de Polícia Militar, em Manaus, é suspeito de chefiar uma rede de exploração sexual em Coari, do interior do Amazonas. Ele estava no terceiro mandato no município e responde a mais de 60 processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que tramitam há seis anos.
Adail foi preso pela primeira vez em 2008 durante a Operação Vorax, da Polícia Federal, por suspeita de desviar mais de R$ 40 milhões. À época, os policiais também colheram indícios de que Adail chefiava uma rede de exploração sexual que contava com servidores públicos para identificar e aliciar as vítimas. Após passar 63 dias na cadeia, Pinheiro foi solto por determinação da Justiça.
Em reportagem exibida pelo Fantástico, novos casos encaminhados ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) vieram à tona. O último ocorreu no final de 2013. Uma adolescente afirma que estava sendo obrigada pela mãe a ter relações íntimas com o prefeito em troca de dinheiro. A menina, virgem, de apenas 13 anos, diz ter sido prometida ao prefeito para a noite do último Réveillon. Veja a íntegra da reportagem, com depoimento de vítimas e ex-servidores da Prefeitura de Coari.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!