domingo, maio 04, 2014

Vídeo mostra desespero de banhistas ao encontrarem corpo de mãe e filho

Lancha virou após forte onda em Bertioga (Foto: João Paulo de Castro/G1)Um morador da Prainha Branca, no limite das cidades de Guarujá e Bertioga, no litoral de São Paulo, gravou imagens do acidente de lancha que matou uma mulher e seu
filho nesta sexta-feira (2). O enterro dos dois aconteceu, na manhã deste sábado (3), na cidade de Suzano, no interior de São Paulo, onde a família morava.

O vídeo mostra a lancha logo após ter sido virada por uma forte onda. Em seguida, as vítimas começam a nadar no mar e outros banhistas, que estavam na praia, correm para ajudar as pessoas. Mais de vinte pessoas amarraram uma corda na embarcação e retiraram a lancha do mar sem saber que os corpos de Rita Samaria Vieira, de 36 anos, e seu filho, João Pedro Vicente, de três anos, estavam dentro da embarcação. Após verificarem os corpos, os banhistas se desesperaram e chamaram os bombeiros, que tentaram reanimá-los e os encaminharam ao hospital por meio de um helicóptero, mas os dois acabaram morrendo.

Rita e o menino João (Foto: Reprodução/TV Tribuna )Rita e o filho morreram no acidente
(Foto: Reprodução / TV Tribuna )
O velório e o enterro de Rita e João aconteceu neste sábado. Durante o velório, Nair Hurbelina Galhardo Vieira, mãe e avó das vítimas, estava bastante abalada. Ela falou sobre a filha. "Ela tinha medo de água e um dia antes não quis entrar na lancha. Mas, para perder o medo, no dia seguinte foi a primeira a entrar e ficou no canto onde a lancha virou", disse.
Lotação
O condutor da lancha "Frango" admitiu que a embarcação estava superlotada no momento do acidente. O advogado João Bosco Correia de Lima, de 47 anos, prestou depoimento na noite de sexta, na delegacia sede de Guarujá.
O advogado, que mora em Suzano e passava o feriado na Baixada Santista, afirmou em depoimento que a lancha navegava com oito tripulantes e, segundo o documento da embarcação, só poderia haver sete. Ele afirmou também que todos os tripulantes estavam com coletes salva-vidas, inclusive as duas vítimas.
A informação de Bosco confronta a versão da Capitania dos Portos e dos populares que estavam na praia no local do acidente. Segundo eles, haviam nove pessoas na embarcação na hora do acidente.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, Bosco não havia ingerido bebido alcoólica e será indiciado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Guarujá, onde seriam liberados pela família.
Em nota, a Capitania dos Portos do Estado de São Paulo disse que instaurará um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), com prazo de conclusão de até 90 dias. O inquérito apurará as causas determinantes do acidente, bem como possíveis responsáveis.
O caso
De acordo com informações do Salvamento Aquático, o acidente aconteceu por volta das 11h. A lancha particular estava a 100 metros da areia na Prainha Branca, quando uma onda forte virou a embarcação. Algumas pessoas que estavam na areia viram o acidente e prestaram socorro às vítimas. Logo em seguida, os bombeiros chegaram para atender os outros passageiros.




Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!