quinta-feira, março 20, 2014

Presos almoçam na calçada enquanto aguardam entrada em CDP

Presos ainda aguardam e se alimentam na calçada (Foto: Natália de Oliveira/G1)Os presos da cadeia pública de São Roque (SP) almoçaram na calçada em frente ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, em Sorocaba (SP) nesta quinta-feira
(20). O comboio com 30 detentos saiu de São Roque por volta das 5h30 e até agora não conseguiu autorização para entrar no CDP.

Os detentos chegaram em Sorocaba por volta das 7h e foram impedidos de entrar pelos grevistas. Eles aguardaram por duas horas dentro de um caminhão baú. No entanto, após alguns deles passarem mal, a polícia determinou que os presos esperassem sentados na calçada, do lado de fora da unidade prisional onde estavam até o momento desta reportagem.
A Polícia Civil disse que os presos irão aguardar até as 16h. Caso até esse horário a entrada não seja liberada, o grupo deverá retornar para São Roque ainda nesta quinta-feira.
Na última segunda-feira (17), o grupo de presos já foi impedido de entrar no CDP devido a greve dos agentes penitenciários. Eles chegaram a ficar algumas horas em frente ao presídio até que a decisão de retornar para a cadeia de São Roque fosse anunciada.
Jundiaí
Em Jundiaí, um ônibus com 22 presos que havia saído de Piracaia (SP) foi obrigado a voltar para a cidade de origem. Os agentes penitenciários se recusaram a receber os detentos.
Ofício
Um ofício que proíbe a entrada de mais presos na cadeia de São Roque chegou nas mãos do delegado titular da cidade, Marcelo Pontes, nesta quarta-feira (19). A decisão foi tomada pelo juiz corregedor da cadeia, Flávio Roberto de Carvalho, depois de uma visita ao local na última sexta-feira (14).
Após receber o documento, Pontes afirmou que não vai mais receber presos já que a cadeia, que tem capacidade para receber cerca de 30 detentos, está com 80 presos. A superlotação aconteceu durante o período da greve dos agentes penitenciários.
Greve
A greve dos agentes penitenciários começou há aproximadamente dez dias. Os agentes reivindicam ajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e valorização da profissão. Segundo o sindicato, na região, por volta de 1,5 mil funcionários de 11 unidades prisionais aderiram ao movimento, mas o banho de sol, alimentação, atendimento médico e alvará de soltura estão sendo mantidos.
Sobre o encaminhamento dos presos de São Roque e de outras delegacias da região, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que vai repassar a decisão do juiz de São Roque.

Impedidos de entrar em CDP, presos aguardam na calçada (Foto: Natália de Oliveira/G1)

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!