quinta-feira, março 20, 2014

No RN, 13 municípios estão em risco de epidemia da dengue

 Blog cidade News ItaúO Ministério da Saúde divulgou na última terça-feira, 18, o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e coloca Natal como uma das 13 capitais brasileiras
consideradas em situação de alerta de dengue.

Além da capital potiguar, outros 12 municípios do Rio Grande do Norte estão em risco de epidemia da dengue por apresntar larvas do mosquito. Entre as cidades com risco estão Brejinho, Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Florânia, Jaçanã, Jardim do Seridó, Mossoró, Parelhas, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Miguel e São Paulo do Potengi.

Mossoró apresenta risco de epidemia considerado alta, devido o alerta começar em 4,0, o município tem risco 7,0 de ter uma epidemia da doença. Caicó, Santa Cruz e Florânia são os municípios que apresentaram os maiores índices, 9,9, 9,6 e 9,2, respectivamente.

As cidades de São Gonçalo do Amarante, Apodi, Ceará-Mirim, Cruzeta, Currais Novos, Parnamirim e Natal estão com o nível de alerta, que varia de 1,0 a 3,9. Para ser considerado fora de risco, o índice deve estar abaixo de 1%. De 1 a 3,9 é considerado alerta e acima de 4%, risco de epidemia. Somente no município de Tenente Laurentino, o índice foi considerado satisfatório, atingindo 0,9.

Abaixo a tabela com os índices dos 21 municípios analisados na amostra:


Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!