quarta-feira, junho 19, 2013

Paraquedista morre ao saltar de speed fly no Agreste de Alagoas

Esportista se chocou contra uma rocha enquanto praticava o esporte (Foto: Reprodução/Facebook)Um esportista morreu após saltar de speed fly, na localidade conhecida como Serra do Cruzeiro, região montanhosa do município de Tanque d’Árca, no Agreste alagoano, na tarde de terça-feira (18). O paraquedista Jackson Vital da Silva, 29, acabou batendo em uma rocha durante a prática do esporte, que consiste em saltar de uma determinada altura usando um parapente, equipamento semelhante ao paraquedas, mas de tamanho menor que o tradicional.

Jackson é de Maceió e já praticava paraquedismo e speed flying há algum tempo, segundo pessoas conhecidas. Ele saiu para saltar no município de Tanque D'Árca na última terça pela manhã com o esportista José Roberto Shleisser, que é de São Paulo. Os dois já haviam saltado uma vez pela manhã antes de acontecer o acidente.
Shleisser falou com a reportagem do G1 por telefone e contou que conheceu o paraquedista através de uma página do esporte na internet. “Vim para Maceió para praticar o speed flying e só conheci o Jackson pessoalmente no dia que saímos para Tanque D'Árca. Ele me contou que tinha muita experiência com o esporte e conhecia o local onde fomos saltar”, relatou.
O esportista paulista disse ainda que havia muitas pessoas no local. Ele contou que cada um estava com seu equipamento. “Saltei primeiro. Quando já estava no pouso, o Jackson saltou. Vinte segundos depois que ele saltou, bateu em uma rocha e ficou preso”, falou.

Shleisser disse que o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate, mas encontrou o paraquedista morto. “Acredito que ele pode ter feito alguma manobra e acabou se chocando na rocha. Sei que o esporte é de risco, mas nunca havia visto nenhum acidente dessa natureza”, disse.
O esportista de São Paulo prestou depoimento na delegacia de Tanque D´Árca na noite de terça. O corpo do paraquedista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca e liberado na manhã desta quarta-feira (19) para sepultamento.
O chefe de operações da delegacia de Tanque D'Árca, José Carlos Sales, disse que a polícia está investigando o caso. “Pelo relato dos Bombeiros que fizeram o resgate, o local onde o corpo estava é de difícil acesso e eles tiveram que seguir por um trecho a pé. Quando o corpo foi encontrado, estava com algumas lesões, que podem ter sido a causa da morte”, disse o policial.
Esporte de risco
José Roberto Shleisser disse que o speed flying é um esporte novo no Brasil e é considerado de risco. Ele explicou que a prática usa um parapente (equipamento semelhante ao paraquedas) de medidas menores que o tradicional e possibilita que o praticante salte de penhascos, pedras e afins.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!