quarta-feira, junho 19, 2013

Maioria dos estudantes do 9º ano de Natal já consumiu bebida alcoólica

Cerveja feita a partir da mandioca é apresentada em feira de gastronomia em MS (Foto: Reprodução/TV Morena)Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense 2012), realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, revelam que 8,6% dos entrevistados em Natal já usaram drogas ilícitas pelo menos uma vez. O percentual ficou acima da média do Brasil (7,3%) e da região Nordeste (5%). A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (19) .

A Pense foi realizada entre abril e setembro de 2012, a partir de convênio entre o Ibge e o Ministério da Saúde, e entrevistou mais de cem mil escolares do 9º ano do ensino fundamental em todo o país. Em Natal, participaram da pesquisa 2.384 alunos de 63 escolas públicas e particulares.
De acordo com os dados, 64,2% dos entrevistados em Natal já experimentaram bebida alcoólica. Em todo o país, 66,6% responderam que já ingeriram bebida alcoólica. O cigarro já foi experimentado por 18% dos estudantes entrevistados na capital potiguar.
A Pense foi primeira pesquisa do Ibge a utilizar um questionário eletrônico, respondido diretamente pelos próprios adolescentes em computadores de mão, sem a interferência do entrevistador, resguardando a privacidade entrevistados.
Entre outros temas, a pesquisa investiga o contexto familiar dos escolares; seus hábitos alimentares; sedentarismo; saúde sexual; violências, segurança e acidentes e a percepção corporal. Em 2012 foram introduzidos novos temas, como: trabalho infantil; higiene; acidentes e violências; saúde mental; uso de serviço de saúde e prevalência de asma, entre outros.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!