quarta-feira, junho 19, 2013

China passa EUA e tem supercomputador mais rápido do mundo

Os chineses superaram os americanos e criaram o supercomputador mais rápido do mundo, o Tianhe-2, com velocidade duas vezes superior ao do Sequoia, da IBM, que conquistou este título em 2012, de acordo com a lista TOP500.

Desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa na cidade de Changsha, o superPC tem capacidade de processamento de 33,86 petaflops por segundo, o equivalente a 33,860 trilhões de cálculos por segundo. Para efeito de comparação, o Titan, usado pelo departamento de energia dos EUA, tem processamento de 17,59 petaflops por segundo.

O Tianhe-2 (tianhe significa Via Láctea) é um supercomputador que, assim como o Sequoia, é utilizado para trabalhos complexos como modelar sistemas de tempo e simular explosões nucleares. Além disso, o processamento é usado no desenvolvimento de novos modelos de aviões.

Esta é a segunda vez que um computador  chinês é considerado o mais veloz do mundo. Em 2010, o antecessor do Tianhe-2, o Tianhe-1A, foi o mais rápido em processamento antes de o K, do Japão, o passasse em 2011. Em 2012, o título ficou com o Sequoia.

O supercomputador chinês tem processadores Intel (uma combinação de dois Xeon IvyBridge e três Xeon Phi, resultando em 3 milhões de núcleos destes processadores), mas o restante do aparelho como conexões, sistema operacional (baseado em Linux) e processadores "front-end" são chineses, de acordo com o TOP500, organização que faz o ranking dos PCs mais rápidos do mundo.

O Brasil tem três computadores na lista TOP500: dois da Petrobrás, o Grifo04 e o Grifo06, na 122ª e 218ª posições, respectivamente, e o Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na 145ª posição.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!