quarta-feira, junho 19, 2013

Decisão que impede interdição de BR em Natal ainda vale, diz Justiça

Policiais rodoviários alertam manifestantes sobre determinação judicial (Foto: Felipe Gibson/G1)A Justiça Federal do Rio Grande do Norte ratificou que a decisão judicial que proibiu a interdição de qualquer trecho BR-101 e vias marginais durante os últimos protestos na capital potiguar ainda vale para a manifestação marcada para esta quinta-feira (20). A ordem do juiz Magnus Delgado determina que o Estado tome “providências repressivas”, se necessário, no sentido de evitar que os manifestantes impeçam o tráfego de veículos e pessoas na BR.

A primeira ordem judicial impedindo as interdições na BR-101 foi dada no dia 15 de maio, quando o movimento intitulado #RevoltadoBusão deu início aos protestos contra o aumento das passagens de ônibus de Natal, reivindicando também melhorias no sistema de transporte público. Na ocasião, o magistrado destacava que a proibição valeria para aquele dia e “data futura, desde que haja pertinência temática com a lide ora proposta”.
Durante o protesto do dia 15, houve confronto entre manifestantes e policiais. Balas de borracha, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo foram utilizados pela polícia contra os integrantes do movimento.
“Determino aos réus que adotem imediatamente todas as providências acautelatórias e repressivas, estas últimas se necessário for, no sentido de assegurar o fluxo normal e contínuo da BR 101, em qualquer parte do seu trecho e em ambas as vias, permitindo apenas eventual manifestação pacífica, serena e ordeira nas marginais da pista, na data de hoje, ou em data futura desde que haja pertinência temática com a lide ora proposta.  As tropas de choque da PRF e da PM devem ser requisitadas para que se dê fiel cumprimento à presente decisão”, declarou o magistrado.
Concentração
O protesto está marcado para as 17h desta quinta-feira (20) ao lado do shopping Via Direta, localizado no conjunto Mirassol, na zona Sul de Natal. Até a manhã desta quarta (19), mais de 22 mil pessoas já haviam confirmado presença por meio da página do #RevoltadoBusão  no Facebook.
Reivindicações
Consta na pauta de reivindicações do movimento, publicada nas redes sociais, a redução imediata das tarifas em toda a Grande Natal; fim da dupla função motorista/cobrador; bilhetagem única para ônibus e alternativos; integração entre os ônibus da Grande Natal; Passe Livre para estudantes e desempregados; criação de um fórum permanente sobre o transporte público; ônibus 24 horas; renovação imediata de toda a frota; retorno imediato de todas as linhas extintas; construção de corredores exclusivos para ônibus; e malha viária adequada para ciclistas, com criação de  ciclovias.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!