quinta-feira, maio 09, 2013

Prefeitos do RN vão cobrar ações contra os efeitos da seca


Prefeitos de todo o Rio Grande do Norte estarão reunidos na próxima segunda (13) no plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento faz parte da Mobilização Nacional pelo Nordeste, convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No mesmo dia, todas as federações e associações de municípios da região Nordeste promoverão reuniões simultâneas.
O objetivo principal da mobilização, segundo o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), prefeito Benes Leocádio, é reunir os entes federados para cobrar maior celeridade nas ações de convivência e combate aos efeitos da seca. Um documento será elaborado e entregue aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal com pleitos dos estados e municípios da região Nordeste.
“O quadro de seca está configurado, o rebanho dizimado e precisamos encontrar soluções para a recuperação da economia rural do Estado, uma vez que as chuvas que ocorreram recentemente alteraram muito pouco o quadro de colapso da maioria dos municípios atingidos pela seca”, observa o presidente da Femurn. “Além disso, precisamos definir linhas de socorro aos municípios que estão sofrendo os efeitos da seca e também da crise financeira agravada pela política de desonerações do IPI promovida pelo Governo Federal”, completa.
Ainda segundo Benes Leocádio, o objetivo da convocação da bancada federal do Rio Grande do Norte e os deputados estaduais, além de representantes dos órgãos ligados diretamente à questão da seca é recolher contribuições das lideranças e representantes estaduais.
Na convocação geral aos estados nordestinos, a CNM sugere que todos os participantes dos eventos de segunda-feira usem uma fita preta no pulso.

Governo afirma que ações estão ocorrendo e vão continuar
Preocupada com a situação dos agricultores e pecuaristas, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou no último final de semana durante participação na 2ª Cavalgada do Sertão em Messias Targino no último dia (5), que as ações do Governo, relativas à seca, estão e vão continuar: “Vamos continuar trabalhando no interior, não podemos trazer a chuva, mas podemos construir barragens, poços e adutoras. As ações estruturantes do nosso Governo incluem a construção de 17 mil cisternas, 3 mil barragens submersas e 700 km de adutora no RN. Vamos dar segurança hídrica ao homem do campo e essa será a nossa maior realização”.
Rosalba ainda citou a construção das barragens de Umarizeira, em Umarizal, que terá capacidade para 81 milhões m³; a barragem de Pedra Branca, em Angicos, e a aguardada barragem de Oiticica, localizada entre as cidades de Caicó e Jucurutu, que já está com os recursos garantidos e agora aguardam a visita da presidente Dilma Rousseff para a assinatura da ordem de serviço, que deve acontecer nos próximos dias.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!