quinta-feira, maio 09, 2013

Conab não consegue comprar milho para o RN


Ainda não foi na terceira tentativa que a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) conseguiu comprar milho para abastecer o Rio Grande do Norte.      
Em leilão realizado na última segunda-feira, 6, a Conab conseguiu comprar “apenas” 55 mil, das 83 mil toneladas de milho em grãos pretendidas. O milho comprado será direcionado para os estados do Ceará (30 mil toneladas) e Pernambuco (25 mil toneladas).
O volume de milho não negociado, de 28 mil toneladas, seria destinado exatamente para o Rio Grande do Norte (12 mil toneladas) e também Paraíba (16 mil toneladas). O Conselho Interministerial de Estoques Públicos deverá deliberar sobre a realização de novo leilão para compra do lote remanescente.
Foi a terceira tentativa, sem sucesso, da Conab para tentar finalizar a compra de 103 mil toneladas de milho para atender os estados da região Nordeste.
No primeiro Leilão, a Conab não conseguiu comprar nenhuma tonelada, pois os produtores alegaram que o prazo de entrega era muito curto.
Agora, restam apenas os lotes destinados ao Rio Grande do Norte e Paraíba para serem comprados. A data do novo Leilão ainda não foi definida.
A previsão inicial da Conab era que o milho destinado para o Rio Grande do Norte fosse entregue entre os dias 5 e 11 de junho no Porto de Natal.
Por enquanto, as 12 mil toneladas não farão falta em Mossoró. É que, segundo o gerente local da Conab, Kerginaldo Costa, o estoque atual dá para atender aos criadores por um período em torno de 60 dias.
Mesmo assim, atendendo apenas a metade da cota a que os criadores têm direito.
Kerginaldo informou que o estoque atual da Conab em Mossoró é de 1.500 toneladas. “A distribuição está sendo feita diariamente através de agendamento. Estamos realizando 200 atendimentos por dia em média”, afirma.
A reportagem esteve na sede da Conab em Mossoró e confirmou com os criadores que o milho está sendo distribuído com frequência. “O tempo ruim já passou. Do mês passado pra cá já consegui pegar milho duas vezes”, relatou o criador Marcos Messias.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!