quinta-feira, maio 09, 2013

Operação PC27 tem 60 mandados contra menores para cumprir no RN


Adolescente foi apreendido e levado à delegacia pelos policiais da DEA, em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)
Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente (DEA), em Natal, têm 60 mandados de apreensão de menores para cumprir nesta quinta-feira (9). A ação faz parte da operação PC27, que ainda tem mais de 100 mandados de prisão para cumprir em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Civil, as ordens de apreensão são contra adolescentes que já estavam cumprindo medidas socioeducativas, mas não haviam comparecido às audiências judiciais.

A equipe do G1 acompanhou uma das equipes da DEA, que saiu logo cedo para cumprir cinco destes mandados. Apenas um menor foi encontrado pelos agentes. Os agentes deixaram a Delegacia às 8h30 e seguiram para três bairros da zona Oeste da capital potiguar. Os policiais fizeram buscas em Cidade da Esperança, Cidade Nova e Felipe Camarão. A única apreensão ocorreu neste último bairro.
Alguns dos adolescentes já não moravam nos endereços apontados nos mandados. “Este aqui foi expedido dia 22 de abril. Mas os populares informaram que ele já não mora aqui há mais de um ano”, afirmou o agente Anderson Pedroso.
O terceiro dos quatro filhos da dona de casa Regineide Amaro, de 33 anos, foi o único adolescente encontrado pela polícia. “É o único que dá trabalho”, afirmou a mãe. “Ele rouba demais. Também não quer ir de jeito nenhum para a audiência com o juiz”, disse ela. Segundo a família, o garoto é usuário de drogas desde os dez anos de idade e rouba para manter o vício.
O garoto de 15 anos se escondeu ao perceber a chegada da polícia. O menino só foi encontrado quando os agentes estavam de saída da comunidade Barreiros, onde era procurado. Na casa do adolescente, os policiais encontraram equipamentos de som roubados de uma igreja evangélica durante a madrugada desta quinta. “Ele não confessou, mas agora poderá ter mais esse flagrante de furto ou receptação contra ele”, afirmou o agente.
Atualmente, a DEA possui 200 mandados expedidos para serem cumpridos. Os agentes, no entanto, afirmam que não estão cumprindo os mandados de apreensão porque não há vagas nos Centros de Educação do Estado, os Ceducs. “Ele será levado ao Fórum Miguel Seabra hoje à tarde e será liberado em seguida”, explicou.

Primeiras prisões da operação PC27 no RN ocorreram em Parnamirim (Foto: Matheus Magalhães/G1)Primeiras prisões da PC27 no RN ocorreram
em Parnamirim (Foto: Matheus Magalhães/G1)
Prisões
As mais de 45 prisões realizadas até o momento, ainda de acordo com o delegado geral, são decorrentes do cumprimentos dos mandados expedidos pela Justiça e casos de flagrante delito. “Prendemos muitos suspeitos de homicídios, mortes que aconteceram recentemente. Punir estes criminosos é o mais importante”, ressaltou Fábio Rogério.
Ao G1, o delegado destacou as prisões que aconteceram em Natal, onde três suspeitos, sendo duas mulheres e um homem, foram detidos por envolvimento na morte do economista carioca Carlos Norberto Holtz, cuja ossada foi localizada pela polícia no dia 31 de janeiro deste ano na cidade de Macaíba, na região metropolitana da capital potiguar.
Em Parnamirim, onde foram feitas as primeiras prisões nesta quinta, seis suspeitos foram detidos até o momento: três por porte de drogas, um por porte ilegal de arma de fogo e outros dois com mandados de prisão em aberto por assaltos.
Outros três homens foram detidos em Macaíba, também na Grande Natal, suspeitos de envolvimento em recentes assassinatos ocorridos na cidade. De acordo com, Elialdo Moura, chefe de investigações da delegacia, os três são apontados de envolvimento na morte de seis pessoas, executadas a tiros entre a noite do último dia 30 e madrugada do dia 1º deste mês. Em todos os casos, os crimes tiveram características de execução. "Os criminosos já chegam atirando”, afirmou a Polícia Militar na ocasião dos homicídios.
PC27
Segundo o delegado geral Fábio Rogério, a operação PC27 é realizada em todos os 26 estados do país mais o Distrito Federal em comemoração ao Dia da Polícia Judiciária, celebrado em 9 de maio. No Rio Grande do Norte, a ação é comandada pela Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), mas não há uma centralização na hora de cumprir os mandados. "A operação só deve ser encerrada às 18h desta quinta, quando poderemos apresentar o resultado dela", acrescentou.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!