quinta-feira, abril 05, 2018

Vitor Hugo é eleito prefeito de Cabedelo após afastamento de Leto Viana pela 'Xeque-Mate'

Vitor Hugo Casteliano (PRB) foi eleito presidente da Câmara de Cabedelo, após Leto Viana (PRP), prefeito afastado, ter sido preso na operação Xeque-Mate (Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco)
Vitor Hugo Casteliano (PRB) foi eleito presidente da Câmara de Cabedelo, após Leto Viana (PRP), prefeito afastado, ter sido preso na operação Xeque-Mate (Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco)

Vitor Hugo Casteliano (PRB) foi eleito presidente da Câmara de Cabedelo, no fim da manhã desta quarta-feira (4), na Grande João Pessoa, após Leto Viana (PRP), prefeito afastado, ter sido preso na operação Xeque-Mate, deflagrada na terça-feira (3). Consequentemente, o parlamentar assume a prefeitura do município interinamente. Além da nova composição da mesa diretora, dez suplentes de vereadores tomaram posse.

Com a nova composição, assume a presidiência da Câmara a vereadora Geusa Ribeiro (PRP). A mesa diretora ainda será composta pelo primeiro vice, Divino Felizardo (PRP), pelo segundo vice Janderson Brito (PSDB) e pelo primeiro secretário, Valdir Silva.

Já os suplentes tomaram posse após cinco vereadores serem presos e outros cinco serem afastados. A decisão é provisória, até que a situação dos parlamentares eleitos seja definida.

Na terça-feira (3), a Polícia Federal cumpriu 11 mandados de prisão preventiva, 15 sequestros de imóveis e 36 de mandados busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a Justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, incluindo o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara Municipal.

Suplentes foram empossados e mesa diretora, eleita, na Câmara de Cabedelo, na Grande João Pessoa; da esquerda para a direita: Valdir Silva, Janderson Brito, Geusa Ribeiro, Vitor Hugo e Divino Felizardo (Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco)
Suplentes foram empossados e mesa diretora, eleita, na Câmara de Cabedelo, na Grande João Pessoa; da esquerda para a direita: Valdir Silva, Janderson Brito, Geusa Ribeiro, Vitor Hugo e Divino Felizardo (Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco)

Confira a lista dos vereadores presos e afastados
Lúcio José do Nascimento Araújo (PRP) - presidente da Câmara
Jacqueline Monteiro Franca (PRP), esposa de Leto - vice-presidente da Câmara
Tércio de Figueiredo Dornelas Filho (PSL)
Rosildo Pereira de Araújo Júnior, "Júnior Datele" (PEN)
Antônio Bezerra do Vale Filho, "Antônio do Vale" (PRP)

Confira a lista dos vereadores somente afastados
Josué Góes (PSDB)
Belmiro Mamede (PRP)
Rogério Santiago (PRP)
Rosivaldo Galan (PRP)
Moacir Dantas (PP)
No total, os 10 vereadores afastados pertencem a três coligações diferentes. As substituições obedeceram a proporcionalidade de votos obtidos em cada uma das coligações: Pra Frente Cabedelo I, Pra Frente Cabedelo II e Unidos Por Um Só Objetivo.

Confira a lista dos vereadores que tomaram posse
Benone Bernardo Silva
Josimar de Lima Silva
Valdi Silva Moreira
Herlon Cabral de Medeiros
Divino Francisco Felizardo
Maria do Socorro Gomes
José Francisco Pereira
Janderson Bizerril de Brito
Jonas Pequeno dos Santos
Maria das Graças Carlos Rezende
Operação Xeque-Mate
A operação Xeque-Mate aconteceu em conjunto com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba e teve como objetivo desarticular um esquema de corrupção na administração pública no município de Cabedelo, localizado na região da Grande João Pessoa.

De acordo com o superintendente regional da PF na Paraíba, André Viana Andrade, foram apreendidos R$ 300 mil reais em dinheiro durante a ação, inclusive nas casas do prefeito Leto Viana e do presidente da Câmara de Cabedelo, Lúcio José do Nascimento Araújo.

Ao ex-vereador Lucas Santino foi oferecido a extinção da pena de alguns crimes. Ele informou à Polícia Federal que o prefeito de Cabedelo forçou uma CPI para atrapalhar o trabalho do ex-presidente da Câmara. Ele confessou à PF que cometeu os crimes apontados na CPI, mas alegou que outros foram cometidos por colegas.

A Polícia Federal cumpriu ainda 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a Justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, incluindo o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara Municipal. Cinco vereadores, dos 15 eleitos, são alvo da operação. De acordo com o delegado Fabiano Emídio, "as pessoas estão sendo presas para que seja estancada sangria dos cofres públicos".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!