quinta-feira, abril 05, 2018

Polícia vai investigar circunstâncias da fuga de preso transportado em ambulância no Rio

PMs empurram viatura para chegar à Cidade da Polícia. Veículo não tinha condições de circulação (Foto: Reprodução/TV Globo)

Foi instaurado um inquérito na 33ª Delegacia da Polícia Civil, em Bangu, para investigar as circunstâncias em que um preso fugiu de dentro de uma ambulância na Zona Oeste do Rio. O detento teria se aproveitado do fato de que a viatura da Polícia Militar que o escoltava teve o pneu furado.

O caso ocorreu na terça-feira (4) na Avenida Brasil, na altura de Realengo. Juan da Silva Queiroz, de 22 anos, estava sendo levado do Hospital Getúlio Vargas, na Penha, de volta para o Complexo de Bangu, mas, no trajeto, conseguiu escapar.

Os dois PMs que faziam a escolta da ambulância disseram que o pneu da viatura furou e que o motorista da ambulância não percebeu o afastamento dela. Quando os PMs conseguiram alcançar a ambulância, o preso já tinha fugido.

Para fugir, Juan teria agredido o médico que o acompanhava. Segundo a polícia, ele correu pela Avenida Brasil em direção à favela do Batan.

O motorista da ambulância e os dois PMs já prestaram depoimento, assim como o médico, que também foi encaminhado ao IML para fazer exame de corpo de delito. A ambulância

Os dois policiais estão presos preventivamente já que, segundo a PM, descumpriram, o artigo 179 do Código Penal Militar que estabelece punição ao policial que “deixar por culpa fugir pessoa legalmente presa confiada à sua guarda ou condução”.

Segundo o especialista em Segurança Pública Fernando Veloso, o referido artigo permite a interpretação de que os dois policiais tenham facilitado a fuga do preso. Ele ponderou, no entanto, que a perícia na viatura poderá apontar se os pneus tinham ou não boas condições de uso.

"Se os pneus não estavam bons para circular, isso afasta a culpa dos policias", disse Veloso.

Viaturas sucateadas
Na manhã desta quinta-feira (5), dois dias após a fuga do preso, o cinegrafista da TV Globo Sérgio Teles flagrou uma van da PM circulando com as portas de trás amarradas com uma corda.


O veículo pertence ao Batalhão de Irajá, que no dia anterior teve uma viatura sendo empurrada por policiais para chegar até a Cidade da Polícia. Com pneus carecas, lanternas quebradas e lataria danificada, o veículo não tinha condições de circulação.

O sucateamento da frota da Polícia Militar é alvo de denúncias constantes dos policiais militares.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!