quinta-feira, abril 05, 2018

Incêndio em presídio de Rio Grande foi criminoso, diz Instituto Geral de Perícias

Segundo avaliação do Instituto Geral de Perícias, o incêndio que atingiu na madrugada desta quinta-feira (5) a Penitenciária Estadual de Rio Grande foi criminoso. A informação foi repassada pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Cinco detentos morreram. Eles foram identificados pela Susepe como Vinicius da Silva Alves, Paulo Ismael Areva Ferreira, Diego Marcelino Ferreira, Dionatha Garcia Martins e Israel Freitas da Silva, e estavam no prédio anexo onde ficam os presos do regime semiaberto.

A superintendência ainda informa que será aberto um procedimento administrativo disciplinar, e que os envolvidos responderão a inquérito policial.

Incêndio criminoso será investigado. Incêndio deixou cinco mortos, todos detentos, e oito feridos, dos quais sete presos e um agente  (Foto: Susepe/Divulgação)
Incêndio criminoso será investigado. Incêndio deixou cinco mortos, todos detentos, e oito feridos, dos quais sete presos e um agente (Foto: Susepe/Divulgação)

Sete detentos e um agente ficaram feridos. Os detentos são Rafael Silva de Quadros, Claudiomar Jair da Silva Acosta, Jeferson Mateus Garcia Monteiro, Christian Aguiar Nunes, Johnni Castro Gutierres, Lázaro Altair de Castro Lopes e Pablo Greque da Motta. O nome do agente ainda não foi divulgado.

O fogo começou por volta das 3h30 no anexo onde ficam apenados do regime semiaberto. As causas ainda são apuradas. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, e um juiz da Vara de Execuções Criminais foi até o local.

No alojamento onde o incêndio aconteceu ficam 165 presos, segundo a Susepe. Os outros detentos foram levados para o pátio da penitenciária. A Justiça concedeu saída temporária de sete dias para presos que já tinham esse direito.


Demais pavilhões da penitenciária não foram atingidos. São 909 apenados para 408 vagas, conforme dados atualizados em fevereiro na página da Susepe. O presídio foi inaugurado em 1997, e o albergue ficou pronto anos depois.

No último domingo (1), um princípio de incêndio foi registrado no mesmo albergue, mas de pequenas proporções.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!