quarta-feira, abril 05, 2017

Padrasto é condenado a 33 anos de prisão por espancar e matar menino de 2 anos em Ribeirão Preto

Daniel Henrique de Souza Rezende morreu em janeiro de 2012 em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/EPTV)

Após quase oito horas de julgamento, Fábio Alexandre Minchio foi condenado na noite desta terça-feira (4) a 33 anos e quatro meses de prisão em regime fechado pela morte do enteado Daniel Henrique de Souza Rezende, de 2 anos, em Ribeirão Preto (SP).
O crime ocorreu em janeiro de 2012. Daniel foi levado ao hospital com hematomas e edema cerebral, e não resistiu aos ferimentos. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que o menino foi agredido “com golpes de um tamanco” dias antes de morrer.
A mãe do garoto, Ana Aparecida de Souza, também foi considerada culpada pelo crime. Em abril de 2015, ela já havia sido condenada a um ano e sete meses de prisão em regime aberto. O Ministério Público recorreu da decisão no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Nesta terça-feira, os jurados consideraram que Minchio também foi culpado pela morte de Daniel e o condenaram por homicídio triplamente qualificado. Ele cumpria prisão preventiva desde julho de 2012 e não poderá recorrer da sentença em liberdade.
“A pena está de bom tamanho. O júri acatou integralmente a tese do Ministério Público e a pena foi à altura da gravidade da conduta”, disse o promotor Marcus Túlio Nicolino.


A mãe do menino, Ana Aparecida de Souza, e o padrasto, Fábio Alexandre Minchio, durante o enterro em janeiro de 2012 (Foto: Reprodução/EPTV)A mãe do menino, Ana Aparecida de Souza, e o padrasto, Fábio Alexandre Minchio, durante o enterro em janeiro de 2012 (Foto: Reprodução/EPTV)
A mãe do menino, Ana Aparecida de Souza, e o padrasto, Fábio Alexandre Minchio, durante o enterro em janeiro de 2012 (Foto: Reprodução/EPTV)

O caso
Na época, o caso chocou os moradores de Ribeirão Preto. A mãe alegou que o menino havia caído da banheira dentro de casa, no Jardim Jóquei Clube, enquanto ela fazia compras no supermercado. Ana contou que o marido estava na residência, mas não percebeu a queda.
A investigação da Polícia Civil concluiu, no entanto, que Daniel sofria maus-tratos e já havia sido atendido na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) um mês antes da morte, pelo mesmo motivo: agressão.
Consta na ficha de atendimento do HC-UE que nessa ocasião o menino apresentava lesão na pálpebra inferior, escoriações na mão e na coxa esquerda, hematoma na mandíbula, edema cerebral e fratura de um osso da perna.
A delegada Maria Beatriz de Moura Campos, que chefiou a investigação do caso, disse que o laudo necroscópico também apontou hemorragia retiniana no corpo de Daniel, característica da síndrome da criança espancada.


Declaração de óbito aponta morte de Daniel Henrique de Souza Rezende por traumatismo crânioencefálico (Foto: Reprodução/EPTV)Declaração de óbito aponta morte de Daniel Henrique de Souza Rezende por traumatismo crânioencefálico (Foto: Reprodução/EPTV)
Declaração de óbito aponta morte de Daniel Henrique de Souza Rezende por traumatismo crânioencefálico (Foto: Reprodução/EPTV)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!