quarta-feira, abril 05, 2017

Festa completa: Chape larga na frente na Recopa em ode à solidariedade em Chapecó


Uma festa completa. Sem tirar, nem pôr. Como todos os ingredientes que o tão esperado encontro entre Chapecoense e Atlético Nacional merecia ter. E, óbvio, com vitória brasileira. A partida que durou muito mais do que 90 minutos teve homenagem aos colombianos durante todo o dia em Chapecó, aplausos no gol sofrido pelo time da casa, e um 2 a 1 redentor da Chape, na noite desta terça-feira, na Arena Condá, pela decisão da Recopa. Reinaldo e Luiz Otávio colocaram o Verdão em vantagem na disputa pelo título, enquanto Macnelly Torres descontou.

PANORAMA
Com a vitória, a Chape vai para Medellín com a vantagem do empate para garantir o título da Recopa. O regulamento da competição não premia o gol qualificado fora de casa e a grande decisão acontecerá no próximo dia 10 de maio, no estádio Atanasio Girardot, o mesmo que em 30 de novembro se rendeu em solidariedade a tragédia com o avião da LaMia.

PRIMEIRO TEMPO
Vagner Mancini ousou e apostou pela primeira vez na Chapecoense com João Pedro improvisado no meio-campo e Apodi na lateral. A estratégia que deu certo no decorrer das vitórias sobre Brusque e Figueirense tornou a equipe mais precavida defensivamente e veloz no ataque. A intensidade das últimas partidas não foi possível diante da qualidade técnica dos colombianos, mas o Verdão se aventurou para fazer valer o mando de campo.

Marcando no campo de ataque, a Chape dificultava a boa troca de passes da saída de bola do Nacional e apostava nas jogadas pelo lado direito. Paciente, os visitantes levavam perigo nos contragolpes e chegaram a abrir o placar em vacilo de Artur. Menos mal que Bocanegra estava impedido. O mesmo Bocanegra que no lance seguinte, aos 23, colocou a mão na bola em finalização de João Pedro e fez pênalti. Reinaldo na bola, gol da Chape: 1 a 0. Vantagem que fez o Verdão administrar o placar, não correr riscos e apostar no contra-ataque, mas sem mudança no placar até o intervalo. 


SEGUNDO TEMPO
A Chape voltou para o segundo tempo e continuou forçando o jogo com Rossi pela direita. O Atlético Nacional também não mudou a estratégia, e ignorou o ambiente quente da Arena Condá com trocas de passes pacientes em busca de espaços. Espaço que Macnelly Torres achou para limpar e chutar bonito, no ângulo de Artur. Golaço e aplausos dos torcedores locais. A desvantagem parecia ter desestruturado o Verdão. Até que os colombianos deram uma vacilo: permitiram a bola aérea.

Escanteio pela esquerda, Reinaldo na bola e cobrança perfeita para Luiz Otávio voar e testar firme. Aos 28, dois minutinhos depois do estádio reverência as vítimas de 29 de novembro no minuto 71. Festa completa. 

DE ARREPIAR!
A decisão da Recopa durou muito mais do que 90 minutos. Desde o início da tarde, uma série de ações tomou conta de Chapecó, garantindo a emoção da festa. Cerca de duas horas antes de a bola rolar, um abraço simbólico abriu as ações na Arena Condá, que recebeu ainda o "show da gratidão", com referências às 71 vítimas de 29 de novembro e agradecimento ao apoio dos colombianos na época do acidente. De arrepiar!


"NÃO ESPEREM UM AVIÃO CAIR..."
As homenagens antes de a bola rolar tiveram um ponto alto quando os sobreviventes, Neto, Follmann, Alan Ruschel e Rafael Henzel estiveram em campo. Cada um teve um minuto com o microfone nas mãos, e coube ao zagueiro, o último encontrado e o último a falar, dar o recado mais marcante:

- Não esperem um avião cair para dizer eu te amo para alguém, para pedir perdão, para dar um abraço...

 

QUE ESTRELA!
Luiz Otávio está longe de ser uma dos nomes de destaque dessa nova Chape. Longe disso. No elenco, costumam dizer que ele tem boca e não fala. Apesar do porte físico imponente, consegue passar discreto no dia a dia. Não nesta terça-feira. Ao substituir Douglas Grolli no intervalo, garantiu um lugar na história e foi o herói da vitória da Chapecoense na Arena Condá.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!