terça-feira, dezembro 01, 2015

Turquia derrubou caça para proteger tráfico de petróleo do EI, diz Putin

Vladimir Putin, presidente da Rússia, discursa na abertura da COP 21, conferência global do clima em Paris (Foto: Stephane Mahe/Reuters)O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (30) que a Rússia recebeu informações de que o petróleo do Estado Islâmico está passando pela Turquia. Segundo ele, a derrubada de um
avião russo pelas forças de segurança turcas na semana passada ocorreu para proteger esse abastecimento, informou a Reuters.
"Temos todos os motivos para pensar que a decisão de derrubar nosso avião foi ditada pela vontade de proteger essas vias por onde passa o petróleo até o terrítório turco", disse Putin em uma entrevista coletiva à margem da COP 21, segundo a France Presse. 
"Recebemos informações complementares que, infelizmente, confirmam que esse petróleo, produzido em zonas controladas pelo EI e por outras organizações terroristas, é encaminhado maciçamente, de maneira industrial, para a Turquia", afirmou o presidente russo.
A conferência global do clima começou nesta segunda em Le Bourget, ao norte de Paris, e reúne chefes de estado de várias partes do mundo.
Putin afirmou ainda que a derrubada do avião foi um "enorme erro" e que ele não se encontrou com o presidente turco, Tayyip Erdogan, na França nesta segunda.
O avião da Rússia foi derrubado na fronteira com a Síria, país onde o grupo terrorista Estado Islâmico domina vários territórios.
Na semana passada, logo após a queda do avião, Moscou já havia acusado Ancara de "proteger" os jihadistas do EI e de acobertar o contrabando de petróleo – uma das principais fontes de financiamento do grupo.
A Turquia afirma que teve seu espaço aéreo violado, o que teria sido informado aos pilotos russos. O país chegou a divulgar gravações que seriam das advertências feitas aos pilotos do caça russo antes das forças de segurança intervirem. 
Já a Rússia diz que a aeronave sobrevoava o espaço aéreo da Síria e anunciou represálias contra a Turquia após o incidente.
Pedido de desculpas
Furiosa desde o incidente, a Rússia exige um pedido de desculpas da Turquia.
"Nenhum primeiro-ministro, nenhum presidente, nem outra autoridade turca vai se desculpar", garantiu nesta segunda-feira o premiê turco, Ahmet Davutoglu, segundo a France Presse, depois de se reunir em Bruxelas com Jens Stoltenberg, o secretário-geral da Otan, da qual a Turquia é membro.
A Turquia se nega a apresentar suas desculpas e insiste que agiu de maneira legítima para proteger seu espaço aéreo. Já as autoridades russas aceleram as represálias, traduzidas em sanções econômicas contra a Turquia.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!