terça-feira, dezembro 01, 2015

Espera para transplante de córnea pode chegar a cinco meses no RN

46 pessoas aguardam transplante de córnea no Estado (Foto: Cedida)O transplante de córnea é, atualmente, considerado a doação de órgão mais comum do sistema de saúde. Se feito da maneira correta, o tempo de armazenamento e conservação de
uma córnea doada pode chegar a 14 dias. Mesmo com tempo de armazenamento maior, o número de pessoas esperando um transplante no Estado é alto. Segundo o Banco de Olhos do Rio Grande do Norte, 46 pessoas aguardam o transplante de córneas. O tempo de espera na fila é de cinco meses.

De acordo com o coordenador do Banco de Olhos, o oftalmologista Uchoandro Uchoa, o brasileiro ainda não adotou a cultura do transplante de órgãos. Isso acaba interferindo no tempo de espera. Apesar disso, se comparado aos índices de anos anteriores o número de doações aumentou e, consequentemente, o tempo de espera diminuiu.

46 pessoas aguardam transplante de córnea no Estado (Foto: Cedida)
46 pessoas aguardam transplante de córnea (Foto: Cedida)
“No número de captação não é excelente, mas é um bom número. Temos uma média de três doações por semana com tempo de espera de cinco meses. Tivemos momentos em que a fila de espera ficou zerada. Olhando para os anos anteriores, em 2008, por exemplo, a espera era de três anos e meio”, contou.

De acordo com Uchoandro, o número de doações irá aumentar a medida que a população se tornar mais consciente quanto a importância dos transplantes.

“Após perder um ente querido, o familiar precisa conciliar o sentimento de perda organização de velório e enterro. Por esse motivo, a doação espontânea tem um índice muito baixo em qualquer lugar do mundo. É preciso ter um trabalho massivo de conscientização. À medida que a informação sobre a importância das doações é repassada, mais a população se tornará consciente”, afirmou.

O transplante de córnea é adotado nos casos em que for constada a incidência de doenças e deficiências que afetem a transparência da córnea. As doenças mais comuns que causam a necessidade do transplante são a Ceratopatia Bolhosa e a Ceratocone. Na região nordeste, as infecções oculares também estão entre os motivos que levam uma pessoa a realizar um transplante.

Entram na lista de prioridade de transplantes, as crianças com menos de sete anos de idade e que tenham problemas nas duas córneas, casos de urgência e pacientes que tenham perdido a córnea transplantada até 90 após a cirurgia.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!