terça-feira, dezembro 01, 2015

Meteorologista da Emparn diz que 2016 deve ser ano de chuvas abaixo da média

El Niño poderá prejudicar início do período chuvoso Diferentemente do que foi postado em diversos blogs, o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Gilmar Bristot, afirma
que o El Niño deverá influenciar negativamente o regime de chuvas no Nordeste no próximo ano. Ele explica que o fenômeno afetará o início do período chuvoso no Rio Grande do Norte, no mês de fevereiro de 2016, ano que deverá ter chuvas abaixo da média.

"A previsão de meteorologistas e pesquisadores é que haja uma anomalia, alteração, de 1º C a 1,5º C no oceano Atlântico por causa do El Niño, o que afetará negativamente o início do regime de chuvas. Até o momento, as previsões são de que 2016 acabe também se configurando como ano de chuvas abaixo da média", afirma o meteorologista.

O Rio Grande do Norte vive seu quarto ano consecutivo de seca. A previsão de que o volume de chuvas do próximo ano fique aquém do normal reaquece o debate sobre o futuro das cidades e da economia no RN. Em junho deste ano, a Emparn declarou que o Estado vive a pior seca dos últimos 100 anos e, atualmente, 153 dos 167 municípios potiguares estão em estado de calamidade pública por falta de água.

Embora não enfrente problemas mais graves devido à seca como vivenciado por cidades como Caicó, onde a cobrança de água chegou a ser suspensa pela Companhia de Água e Esgotos do RN (Caern), mais um ano de seca pode acarretar consequências danosas ao município, não só na área de abastecimento, mas também para a fruticultura irrigada.

Devido à insegurança hídrica, alguns produtores de frutas informaram que não expandiram a produção este ano em Mossoró, mesmo com demanda aquecida no mercado internacional.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!