terça-feira, dezembro 01, 2015

Após melhora, tenente ferido em treino de selva no AM é transferido para RJ

Guillermo Portugal foi internado em hospital militar em Manaus (Foto: Reprodução/Facebook)O tenente da Marinha Guillermo Portugal, que ficou 43 dias em coma após passar mal em um treinamento na selva, foi transferido de Manaus para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio
de Janeiro. Ele deixou a cidade no dia 28.
"Devido ao estado de saúde do paciente ser considerado estável, apresentando melhora e evoluindo de maneira satisfatória, houve a recomendação da transferência do Tenente Portugal para o HNMD, tendo em vista o hospital ser referência em casos de alta complexidade, além de estar localizado no Rio de Janeiro, local onde a família do Oficial reside", informou a Marinha em Manaus.
O militar - que é natural  do Rio de Janeiro - estava internado desde o dia 30 de setembro no Hospital Militar de Área, na capital do Amazonas. No dia dia 14 deste mês, ele saiu do coma e se comunicava por meio de piscadas dos olhos.
Nesta segunda-feira (30), a família do tenente evitou repassar informações sobre o caso, mas afirmou que ele tem melhora no quadro clínico.
O G1 tentou contato com o Hospital Naval Marcílio Dias do Rio de Janeiro, mas não obteve sucesso.

Entenda do caso
Guillermo Portugal passou mal em uma área do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) quando participava da Operação Tucunaré, que faz parte do currículo do Curso Especial de Comandos Anfíbios e prepara Oficiais e Praças para o planejamento e a execução de Operações Especiais de Fuzileiros Navais. A Marinha informou ao G1 que um inquérito apura o caso.
De acordo com o pai do tenente, Saumir Portugal, o filho foi diagnosticado com traumatismo craniano e rabdomiólise - doença que atinge músculos e pode causar insuficiência renal.
Tenente Guillermo Portugal ficou em coma após treinamento na selva (Foto: Reprodução/Facebook)Tenente Guillermo Portugal em foto no Rio de
Janeiro (Foto: Reprodução/Facebook)
Uma carta assinada pelo comando da Marinha foi entregue aos pais do tenente. Segundo o documento, o oficial começou a passar mal por volta das 16h do dia 30 de setembro, mas só deu entrada no hospital após cerca de 7 horas. Ele apresentou convulsões às 17h15. A aeronave decolou para o resgate às 19h50, mas precisou reabastecer. A área onde o tenente passou mal é de difícil acesso. Guillermo foi içado da mata para o helicóptero às 22h40. Segundo o documento, ele deu entrada na emergência do hospital militar às 23h15.
"O pessoal do Exército que o recebeu diz que ele chegou num estado lastimável. Foi o termo deles. Ele não pôde ser levado ao CTI, precisou, antes, ficar um tempão na emergência para ser higienizado, e disseram que a expectativa dele era nenhuma, que teria que chamar um padre", afirma Saumir.
A Marinha informou, por meio de nota, que "lamenta profundamente o ocorrido e, desde o dia 30 de setembro de 2015, vem prestando o apoio necessário ao Tenente Portugal e à sua família, que se encontra em Manaus. As informações disponíveis foram fornecidas à família".
A nota cita ainda que foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do ocorrido durante o curso. A investigação tem prazo máximo de 60 dias para ser concluída.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!