terça-feira, dezembro 01, 2015

RN é 3º estado do país com o menor número de denúncias de violência contra mulher

Campanha foi lançada na Assembleia LegislativaO Rio Grande do Norte está na terceira colocação dos Estados brasileiros em que há o menor número de denúncias de violência contra as mulheres. Para conscientizar a sociedade para a
questão da violência de gênero, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte lançou nesta terça-feira (1), na Assembleia Legislativa, a terceira edição da Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa.

Atualmente, segundo o Tribunal de Justiça, quase 13 mil processos tramitam no Judiciário Estadual envolvendo casos de violência contra a mulher. A semana objetiva destacar esse problema e conscientizar homens e mulheres sobre a questão.

Nesta edição, serão realizadas audiências de processos sobre violência contra a mulher, atendimentos sociais e ações educativas. A Semana pela Paz em Casa acontece sempre em datas pontuais e que tenham relação com a valorização das mulheres. Esta edição faz referência ao Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, comemorado no último dia 25.

Para se ter ideia da situação sensível dos casos de violência contra mulher, dados da ONU apontam que mais de 33% das mulheres são vitimadas por algum tipo de violência. Desse número, entre as mulheres que foram assassinadas, mais da metade foram vítimas de parceiros ou ex-parceiros.

O combate à violência contra a mulher significa também o combate às práticas enraizadas na população brasileira. Pesquisa realizada em 2014 pelos institutos Data Popular e Patrícia Galvão revelou que 70% das mulheres vítimas de violência são agredidas nas próprias residências e, em geral, por seus parceiros.

Segundo a coordenadora da campanha no Rio Grande do Norte, a juíza Fátima Soares, a realização das ações ao longo do ano tem como objetivo enfatizar a necessidade de mudanças da cultura da sociedade quanto valorização das mulheres.

A primeira ação foi realizada em março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Já a segunda foi realizada em agosto, durante as comemorações da Lei Maria da Penha. “São ações focadas na reflexão da sociedade. Queremos a integração social para que tenhamos mudanças e a dignidade da mulher prevaleça”, discorreu.

Estiveram entre os presentes no lançamento, a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), a delegada Sheila Freitas e a coordenadora do Codimm, Erlândia Passos.

A juíza Fátima Soares é a coordenadora da campanha no Estado
Juíza Fátima Soares é a coordenadora da campanha no Estado (Foto: Alberto Leandro)
Carnatal contra a violência

A 3ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa acontece até a próxima sexta-feira (4). Em Natal, a ação vai realizar diversas ações sociais, dentre elas, a presença do Poder Judiciário no Carnatal.

A ideia, segundo a juíza Fátima Soares, é despertar a consciência dos foliões e, ainda, dar assistências às mulheres que passarem por algum tipo violência durante a festa.

“Queremos humanizar mais os atendimentos. Queremos que as mulheres se sintam acolhidas. O Carnatal entra como um grande colaborar da campanha. Lá, poderemos discutir com os foliões sobre a violência como um todo”, afirmou.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!