sexta-feira, dezembro 04, 2015

Se fosse hoje, impeachment não passaria, aponta levantamento

Dilma por um fio  (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)A presidente Dilma Rousseff conta hoje com maioria ampla de deputados no processo de seu impeachment, informa levantamento do jornal O Globo.


Se o processo de impedimento fosse a votação nos dias atuais, Dilma teria o respaldo de pelo menos 258 dos 513 deputados, 86 votos a mais do que os 172 necessários para se manter no poder.

O levantamento do jornal foi realizado ouvindo líderes de partidos que somam 454 parlamentares. Embora os números sejam absolutos, as certezas, como disse um deputado, são voláteis.

Pelos cálculos dos líderes partidários, toda a oposição votará a favor do impeachment: DEM, PSDB, Solidariedade e PPS somariam 99 votos. Dos partidos governistas, PT, PCdoB e PSOL já se posicionaram em sua totalidade contra o impeachment. Junto com PDT e Rede, que disseram que vão caminhar na mesma direção, Dilma já tem cem votos garantidos.

Nessa quinta-feira, foi criada a Comissão Especial que analisará o processo de impeachment. Com 65 membros, será convocada, em sessão extraordinária, segunda-feira. PT e PMDB indicarão oito membros cada. O bloco da oposição (PSDB, PPS, SD e PSB) indicará 11 deputados. As bancadas terão até as 14h de segunda-feira para indicar os membros da comissão. No mesmo dia, às 18h, haverá sessão extraordinária para a votação dos membros. Uma vez ratificada pelo plenário da Câmara, a comissão escolherá, por voto secreto, o presidente e o relator.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!