sexta-feira, outubro 10, 2014

Justiça manda prender mãe de menina torturada por padastro

A mãe da menina é acusada pelo MP de ter participado das torturas contra a filha. Foto: Divulgação A mãe da menina de três anos filmada sofrendo maus-tratos pelo padrasto, em Araçatuba (SP), teve a prisão preventiva decretada no
final da tarde desta quinta-feira, 9. O Ministério Público aelgou que ela participou das filmagens e poderia atrapalhar o andamento do processo.

Segundo o despacho do juiz Emerson Sumariva Júnior, da 3ª Vara Criminal, onde corre a denúncia criminal de tortura contra o padrasto, a mãe sabia das filmagens feitas pelo marido –e teria até mesmo participado de algumas– e não tomado nenhuma atitude.

“As imputações contidas na denúncia são gravíssimas”, afirma o juiz, em seu despacho, acrescentando que a vítima está em segurança porque o padrasto está preso cautelarmente, e que “manter a mãe solta é colocar em risco a integridade física da menina”.

No entendimento do juiz, “a ordem pública se encontra totalmente ameaçada” e “a sociedade está em choque”. Para o juiz, “as imagens na mídia são muito fortes”, expondo a criança.

Segredo de Justiça

Na decisão, o juiz também decreta segredo de justiça nos autos criminais do caso, “determinando que somente as decisões judiciais sejam liberadas para consulta, ficando proibidas cópias de imagens e mesmo consulta das imagens da menina para serem veiculadas de forma a exporem ainda mais a criança a sofrimento muito grande”.

Vídeo mostra padrasto preso por tortura maltratando criançaClique no link para iniciar o vídeo
Vídeo mostra padrasto preso por tortura maltratando criança
A decisão ocorre depois de as imagens terem sido incansavelmente veiculadas em sites de notícias e por programas de TVs. O noticiário também mostrou imagens dos pais da criança e deu a localização da residência da família, facilitando a identificação da criança.

Menina foi “revitimizada”

A veiculação de tais imagens, a pirotecnia feita pela polícia para prender o padrasto e um acolhimento “inadequado” feito pela Justiça para abrigar a criança, podem ter contribuído para prejudicar psicologicamente ainda mais a menina, na opinião de Ariel Castro Alves, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e fundador da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Entendo que ela (criança) foi vitimada inicialmente pelo padrasto, com a omissão da mãe, inclusive com a ocorrência da prática de tortura. Mas ainda foi revitimizada pela pirotecnia das ações policiais, colocando- a em situação vexatória e constrangedora e ainda, sob o a justificativa de proteção, foi revitimizada pelo Judiciário, que não observou o princípio previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) da excepcionalidade do acolhimento institucional”, comentou Alves.

Segundo ele, encaminhar a criança para um abrigo “não foi uma decisão adequada” já que a menina tem pai biológico, de quem recebe visitas regulares, e avós paternos que demonstraram interesse em ajudar o pai a cuidar da filha.

“O encaminhamento dela ao abrigo gerou uma revitimização, já que ela foi para um ambiente desconhecido, o que certamente causa-lhe sofrimentos, traumas e angústias, além das já sofridas em decorrência dos atos de violência praticados pelo padrasto e pela mãe”.

Guarda da criança

O pai, a avó e tios da menina pediram a guarda da criança, mas a Justiça determinou estudos para verificar se eles têm condições de cuidar da menina. O pai e a avó materna já receberam visitas de psicólogos e assistentes sociais do Tribunal de Justiça para um estudo psicossocial. Os tios maternos da menina ainda não foram avaliados.

A Justiça deve decidir nos próximos dias, mas por enquanto a criança fica em um abrigo de Araçatuba aguardando a decisão.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!