quarta-feira, outubro 01, 2014

Em meio à crise, presidente do Banco Central da Argentina renuncia

Ex-presidente do BC da Argentina Juan Carlos Fábrega renunciou nesta quarta-feira (1) (Foto: Reuters)A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, aceitou nesta quarta-feira (1) a renúncia do presidente do Banco Central do país, Juan Carlos Fábrega, disse Alfredo Scoccimarro,
porta-voz do governo, em meio às turbulências que atravessa a economia do país sul-americano.

O substituto de Fábrega será o atual presidente da Comissão Nacional de Valores, Alejandro Vanoli. O governo fez o anúncio na noite desta quarta-feira (1).
Crise no país
A Argentina enfrenta uma crise para pagar sua dívida soberana. No fim de junho, o depósito de US$ 1 bilhão feito pela Argentina a credores da dívida (que recebiam em parcelas) foi considerado "ilegal" e bloqueado pelo juiz Thomas Griesa, dos Estados Unidos.

Segundo a decisão judicial, os argentinos só podem pagar essa parcela, que vence em 30 de julho, quando acertarem o pagamento a outros credores que ganharam na Justiça o direito de receber o valor integral dos títulos da dívida. Por essa razão, o país entrou em situação de “calote”, ainda que involuntário.

Neste mês, uma lei foi aprovada pela Argentina a fim de mudar a sede de pagamento da dívida de Nova York para Buenos Aires. Nesta terça (30), o país depositou a segunda parcela aos credores em Buenos Aires, apesar da decisão judicial dos EUA. O valor foi de US$ 161 milhões. A Justiça norte-americana considera ilegais as medidas do país de Cristina Kirchner, e declarou a Argentina em desacato.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!