quarta-feira, outubro 01, 2014

Brasil estreia com vitória na 2ª fase do Mundial e segue caça aos EUA


Thaísa foi a melhor do Brasil em quase todos os fundamentosO Brasil estreou com vitória na segunda fase do Mundial feminino de vôlei, em Verona, na Itália. Contra o Cazaquistão nesta quarta-feira, a seleção brasileira ganhou por 3 a 0 (parciais de 25-22, 25-22 e 25-18) e continuou sua perseguição aos Estados Unidos, líder da chave.

O resultado só não foi melhor para a seleção brasileira porque os Estados Unidos também venceram. Mas, a vitória americana foi por 3 a 1, ante a Turquia. 

Essas vitórias colocam os quatro times como principais candidatos para as três vagas na próxima fase. A diferença da Sérvia, para a Bulgária, quarta colocada, é de cinco pontos. Até aqui, EUA, Brasil e Rússia aparecem na zona de classificação.

O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira para enfrentar a Holanda. No próximo fim de semana, a equipe terá o duelo direto com Rússia e EUA.

Fases do jogo: Quem esperava uma partida tranquila para o Brasil desde o começo, se surpreendeu com o início. Com ambas equipes errando algumas bolas bobas, o jogo tinha uma alternância na liderança do placar, sem nenhuma seleção abrir grande frente. Mas, logo a diferença técnica e a vantagem brasileira começaram a aparecer, muito pelo bom saque de Thaísa, que quebrava a defesa adversária. Nem a aproximação na reta final da parcial ameaçou o primeiro set que acabou com vitória do time de Zé Roberto.

O segundo set foi exatamente igual e novamente foi Thaísa, no saque, quem deu a vantagem no marcador para as brasileiras. A atleta acertou dois aces em sua passagem. Mas a diferença logo voltou a ser igualdade, muito pela dificuldade brasileira em bloquear. Mas, no momento de decidir, a atacante cazaque mandou uma bola para fora e praticamente entregou a parcial ao Brasil.

Para o terceiro set, o treinador brasileiro fez uma alteração em sua equipe. Ele tirou Fernanda Garay e colocou Natália para começar jogando. A parcial ainda teve um início conturbado, com ponto marcado por desafio e um erro da arbitragem ao questionar o rodízio brasileiro. Depois da reclamação das atletas, o juiz voltou atrás.

Após a confusão passar, o Brasil cresceu na partida e fez do set decisivo o seu mais tranquilo da partida. A larga vantagem foi construída desde o início e o jogo foi facilmente decidido.

Toque do técnico: Zé Roberto aproveitou as atividades que teve antes da estreia na segunda fase para trabalhar o saque das jogadoras. E o exaustivo exercício parece ter surtido efeito, pois o Brasil conseguiu quebrar a defesa rival em vários lances.

Se este fundamento melhorou, a seleção sofreu com a falta da participação do bloqueio. Durante o segundo set, o treinador chegou a cobrar o fato da equipe não ter pego uma bola. Daí para frente, a equipe apresentou uma ligeira melhora.

Melhor – Thaísa: A central fez seu melhor jogo na competição até aqui. Ela pontuou no saque, no bloqueio e no ataque e saiu como a principal atacante do duelo. No fim de semana, ela havia deixado a quadra irritada, segundo o treinador, por ter feito poucos pontos.

Pior – Anarkulova Lyudmila: Ela foi a jogadora do Cazaquistão a mais atacar bolas na partida. Mas, seu baixo aproveitamento ofensivo resultaram em poucos pontos marcados da sua parte.

Para lembrar:

Remendo na quadra – Antes da partida começar em Verona, a quadra teve de ser remendada pela organização. O conserto aconteceu minutos antes do aquecimento.

Susto – A cazaque Matveyeva Inna deu um susto em todos no ginásio ao se machucar em uma jogada. A atleta teve de deixar a quadra por torcer o tornozelo e ficou fazendo tratamento no banco de reservas.

Agora tem – Na reta final do segundo set, o Brasil teve sua primeira oportunidade de pedir o desafio nesta competição. E, ao contrário do que a arbitragem havia marcado, o replay mostrou que a bola foi dentro e o ponto brasileiro foi marcado.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!