terça-feira, março 11, 2014

Sinpol-RN vai entrar com mandado de segurança para impedir presos em DPs

 Blog Cidade News ItaúOs policiais civis do Rio Grande do Norte se reuniram em assembleia, na noite desta segunda-feira (10), e deliberaram sobre a portaria
Portaria Nº 001/2014, que estabelece que a Coordenadoria da Administração Penitenciária (Coape) só receba presos de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. Ainda nesta terça-feira (11), o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública vai impetrar um mandado de segurança.

O objetivo, de acordo com Renata Pimenta, vice-presidente do SINPOL-RN, ressalta que o objeto é derrubar a Portaria estabelecida de maneira ilegal. “A Polícia Civil já havia conseguido na Justiça o direito de não mais custodiar presos. Então, essa Portaria da Sejuc, feita com aval da Sesed, além de um retrocesso, representa uma ilegalidade”, afirma.

Além do mandado de segurança, a diretoria do SINPOL-RN aproveitou a assembleia desta segunda-feira para orientar os policiais civis sobre como proceder nos casos dos presos nas Delegacias de Plantão. Inclusive, a diretoria do Sindicato irá marcar, até a quinta-feira (13), uma reunião com todas as equipes das plantões para reforçar a ilegalidade da Portaria e para que eles não aceitem a permanência dos presos nas unidades.

Ainda durante a assembleia, a categoria demonstrou total insatisfação com essa medida adotada pela Sejuc e pela Sesed. “Depois de tantos anos de luta para esvaziar as delegacias e tirar a responsabilidade dos presos dos policiais civis, não podemos abrir as portas para o retrocesso. Caso os presos voltem a ficar nas plantões, em breve, outras delegacias serão usadas como carceragens, coisa que ainda acontece no interior do Estado”, disse Renata Pimenta.

Reprodução Cidade News Itaú via Assessoria Simpol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!