terça-feira, março 11, 2014

Senadora dos EUA acusa a CIA de 'hackear' computadores do Congresso

 Blog cidade News ItaúA CIA 'hackeou' os computadores de investigação do Senado americano para eliminar documentos vinculados aos interrogatórios violentos da
agência de espionagem, acusou nesta terça-feira uma destacada senadora, ao evocar uma violação da Constituição.

"Estou muito preocupada, a busca da CIA pode ter violado o princípio de separação de poderes inscrito na Constituição americana, incluindo a liberdade de expressão e de debate", declarou a presidente da comissão de Inteligência do Senado, Dianne Feinstein, durante uma declaração de mais de 30 minutos ante o Senado.

O diretor da CIA, John Brennan, negou as acusações.

"Nada poderia estar mais longe da verdade", afirmou Brennan. "Nós não faríamos isso".

O caso remonta há vários anos. A comissão de inteligência iniciou uma investigação em 2009 sobre o programa de interrogatórios violentos da CIA, incluindo a prática chamada "submarino", que simula um afogamento, que foi muito utilizada durante os mandatos de George W. Bush (2001-2009).

Investigadores da comissão tiveram então acesso a um prédio de alta segurança, não muito distante de Washington, a mais de 6 milhões de documentos entregues pela CIA, os quais podiam consultar em computadores protegidos e aos quais a CIA não deveria ter acesso, segundo um acordo entre o Senado e a agência de inteligência.

Mas em 2010, mais de 900 páginas com documentos particularmente importantes desapareceram dos expedientes protegidos dos investigadores, segundo Feinstein.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!