terça-feira, março 25, 2014

Justiça decreta prisão preventiva de ex-diretor da Petrobras

Paulo Roberto da Costa (de preto), quando foi preso pela PF na quinta-feira (20)O ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal do Paraná nesta
terça-feira (25). Costa foi detido na última quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, por supostamente tentar destruir possíveis provas referentes à Operação Lava-Jato, da PF (Polícia Federal), em que ele é um dos investigados.

A Justiça havia concedido mandado de prisão temporária, válido por cinco dias. A prisão preventiva, válida a partir de hoje, tem prazo indefinido. O advogado do executivo, Fernando Augusto Fernandes, declarou que vai entrar com pedido de habeas corpus.

Na última sexta-feira (21), Costa foi transferido do Rio para Curitiba, pois a operação Lava-Jato está a cargo da Superintendência da PF no Paraná. A investigação resultou na prisão de  24 pessoas por lavagem de ao menos R$ 10 bilhões em dez anos.

Costa teria relações com o doleiro londrinense Alberto Youssef, um dos cabeças da operação de lavagem, também preso pela PF. Segundo a investigação, o doleiro presenteou o executivo da Petrobras com uma caminhonete Land Rover em 2013.

No depoimento à PF, Costa negou que o veículo tenha a ver com o trabalho na Petrobras. Segundo ele, o veículo foi fruto de pagamento por serviços de consultoria, e ressaltou que deixou a Petrobras em março de 2012.

Costa também está relacionado à compra de metade de uma refinaria pela Petrobras, em Pasadena, nos EUA, que gerou prejuízo milionário à estatal. 

O ex-diretor foi o autor de um relatório que atestava garantias ao negócio e elaborou o contrato de compra. A prisão, entretanto, não está relacionada ao caso da Petrobras, que está sendo investigado pelo MPF (Ministério Público Federal).

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!