terça-feira, março 25, 2014

Índios participam de busca por avião desaparecido no Pará


 Blog cidade News itaúÍndios da tribo Munduruku participam da busca pelo avião bimotor que desapareceu no Pará na última terça-feira (18) após decolar de Itaituba com destino a Jacareacanga, no sudoeste do estado. Eles atuam com os voluntários, que incluem moradores de Jacareacanga e funcionários do Distrito Sanitário Indigena (DSEI), e saem de canoa às 5h em busca de pistas que possam levar ao avião e seus ocupantes. O trabalho só encerra de noite.



As buscas pelo bimotor já duram uma semana. Além dos voluntários, a procura pelo avião e seus cinco ocupantes é feita com aeronaves da Força Aérea Brasileira e da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Até o momento, as equipes acumulam mais de 85 horas de voo, cobrindo uma área de 6785 quilômetros quadrados. Um dos aviões utilizado na operação é o Orion, que tem sensores que detectam metal mesmo sob a mata cerrada, direcionando a operação em terra.
"A expectativa é a gente encontrar. Nossa impressão está dizendo que o avião está lá, que existem sobreviventes e, com fé em Deus, vamos achar eles bem", disse Sandro Waru. "O que a gente quer é encontrar esse avião, para poder dar uma alívio e um descanso para as famílias", revela o voluntário Willian Silvio.
Para os familiares da técnica Lucinéia Aguiar, que está entre os desaparecidos, o esforço da comunidade reforça a esperança em um final feliz. "A gente só tem a agradecer a todos os voluntários, que estão sempre dispostops a ajudar. Hoje teremos uma resposta, se Deus quiser", espera Andressa Aguiar.
Entenda o caso
O bimotor transportava o comandante Luiz Feltrin, dono da empresa Jotan Táxi Aéreo, um motorista e três funcionários de saúde, que iriam trabalhar no atendimento da comunidade indígena da região. O último contato recebido da aeronave foi uma mensagem de texto da técnica de enfermagem Rayline Campos, que mandou um SMS para o tio preocupada com o mau tempo e as condições da aeronave.

Na útima segunda-feira, rádios e blogs do oeste do Pará chegaram a divulgar que o avião havia sido encontrado, mas a informação foi desmentida pelas equipes de salvamento.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!