segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Pistorius quase atirou em amigo em restaurante, diz jornal sul-africano


Oscar Pistorius, o atleta paralímpico acusado de ter assassinado a namorada na última quinta-feira (14), quase atirou em um amigo em um "acidente estranho" em um restaurante de Johannesburgo, um mês antes dos tiros que mataram a modelo Reeva Steenkamp, informa imprensa sul-africana.
Pistorius estava com a pistola de um amigo quando atirou acidentalmente, informou ao jornal "Beeld" seu amigo Kevin Lerena.

Pistorius chora nesta sexta-feira (15) durante audiência que o acusou formalmente pela morte de sua namorada. (Foto: Antoine de Ras/ AFP)Pistorius chora nesta sexta-feira (15) durante audiência que o acusou formalmente pela morte de sua namorada. (Foto: Antoine de Ras/ AFP)

"Tomei um grande susto porque a bala atingiu o chão a poucos centímetros do me pé", disse Lerena, um boxeador profissional.

Pistorius foi acusado de matar a namorada em sua casa de Pretória. O tribunal decidirá nesta terça-feira (19) se ele será liberado sob fiança.
A polícia descartou a tese de que Pistorius, de 26 anos, teria confundido a namorada com um ladrão.
O incidente do restaurante "foi apenas um acidente estranho", insistiu Lerena.
"O revólver pertencia a um de seus amigos... queria dar uma olhada", completou.
"Por alguma razão agarrou na calça, a trava soltou e tiro saiu. Não se pode dizer que foi negligência. Dias depois ele continuava pedindo desculpas", afirmou.

Reeva Steenkamp em foto de divulgação de reality show que estreia neste sábado (16) (Foto: AP)Reeva Steenkamp em foto de divulgação de reality show (Foto: AP)

Reality show
Classificada como um tributo a "uma mulher inteligente, bonita e surpreendente", a exibição de um reality show caribenho com a namorada do atleta paralímpico Oscar Pistorius dois dias depois de ela ser morta a tiros incomodou alguns sul-africanos.
Em particular, os ativistas dos direitos das mulheres criticaram um clipe editado no início da noite de sábado (16) do "Tropika Island of Treasure", no qual a modelo graduada em direito fala sobre sua "saída".
"Eu acho que a maneira que você sai, não apenas sua jornada na vida, mas a maneira que você sai e faz a sua saída é muito importante", diz ela, inclinando-se contra uma palmeira em uma entrevista pré-gravada no programa passado na Jamaica.
No final da homenagem, provavelmente gravada quando ela foi eliminada do programa, ela joga beijos para a câmera e diz: "Vou sentir muita falta de todos vocês. Eu os amo muito, muito mesmo.".
Violência contra a mulher
A queda de Pistorius, o primeiro biamputado a correr nas Olimpíadas, chocou a África do Sul, onde muitos o viam como um raro exemplo de herói que transcendeu as divisões raciais que persistem na "Nação Arco-Íris" de Nelson Mandela.

 Oscar Pistorius e Reeva Steenkamp, que seria sua namorada, em cerimônia em Johannesburgo, na África do Sul, em 4 de novembro de 2012 (Foto: AP)Oscar Pistorius e Reeva Steenkamp, que seria sua namorada, em cerimônia em Johannesburgo, na África do Sul, em 4 de novembro de 2012 (Foto: AP)

Mas o assassinato de Steenkamp mais uma vez colocou um holofote sobre os níveis assustadoramente altos da África do Sul de violência contra as mulheres.
O país ainda se recupera do assassinato este mês de Anene Booysen, de 17 anos, que foi estuprada, mutilada e deixada para morrer em um canteiro de obras.
A Liga das Mulheres do Congresso Nacional Africano pediu aos tribunais para negar fiança para Pistorius para mostrar que o governo está falando sério sobre o fim da violência baseada no gênero.
Pistorius está detido em uma delegacia de polícia de Pretória até sua audiência de fiança recomeçar na terça-feira. Sua família disse no sábado que Pistorius estava entorpecido com a dor e choque, e um pastor que o visitou no domingo disse que ele ainda estava perturbado.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!